Abodagem humanistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM HUMANISTICA

Com a abordagem humanística, a teoria Administrativa passa por uma revolução conceitual:a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) ena estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. A Abordagem Humanística faz com que a preocupação com a máquina e com ométodo de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais - dos aspectos técnicos e formais paraos aspectos psicológicos e sociológicos.

A Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças aodesenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho. Esta passou por duas etapas em seu desenvolvimento: a. A análise do trabalho e a adaptação dotrabalhador ao trabalho. Nesta primeira etapa, domina o aspecto meramente produtivo.

O objetivo da Psicologia do Trabalho - ou Psicologia Industrial- era a análise das características humanas que cadatarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados baseada nessas características por meio de testes psicológicos.

Os temas predominantes são:

Seleção de pessoal,orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.

A adaptação do trabalho ao trabalhador. Nesta etapa, a Psicologia Industrialestá voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho,que predominam sobre os aspectos produtivos.

Pelo menos em teoria. Os temas predominantes são o estudo da personalidade dotrabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho, a liderança, as comunicações e as relações interpessoais e sociais dentro da organização.

A Psicologia Industrial contribuiu para...
tracking img