Gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito e verdades sobre nutricao e Saúde
A todo tempo somos bombardeados com informações sobre alimentos que faz bem ou mal a nossa saude. Abaixo algulmas informaçoes embasadas em estudos cientificos que nos ajudam a elucidar alguns mitos.
comer banana reduz cãibra? VERDADE
Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácidoláctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.
abacate engorda? MITO
O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é agordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
margarina é mais saudável que manteiga? MITO
A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipotrans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.
Já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser maissaudável do que a manteiga.
comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda? MITO
É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros. Silva, Roberta Santos,Cyber Diete
O leite de soja pode substituir o de vaca?
“Sim, se o problema for intolerância à lactose“ Se não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.” É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar reações como urticária. Por isso, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele pode pode recomendar o tipo de leite mais adequado para a suacriança. Cocco, Renata *Unifesp

Gemada é capaz de dar pique?
Ela foi a queridinha das mães zelosas até alguns anos atrás. Não é mais, até porque nem mesmo os especialistas a recomendam. “O ovo cru pode estar contaminado com salmonela”, “A bactéria pode provocar diarréia, vômito ou até levar à morte.” Infelizmente, ovos de diversas marcas podem estar contaminados por causa de higiene e refrigeraçãodeficientes. Como é quase impossível saber quais têm condições de consumo, o mais seguro é fritá-los ou, melhor ainda, cozinhá-los. Graff, Suzy
A gordura saturada entope as artérias. Verdade
Os ácidos graxos encontrados nas placas de gordura das artérias são na maioria insaturados (74%), dos quais 41% são poliinsaturados.
Gorduras animais causam câncer e doença cardíaca. Mito
Gorduras animaiscontém muitos nutrientes que protegem contra o câncer e doença cardíaca; taxas elevadas de câncer e doença cardíaca estão associadas com o consumo de grandes quantidades de óleos vegetais processados.
Chocolate dá espinhas?
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Na verdade o problema está mais relacionado com fatoresgenéticos e desequilíbrios hormonais.
Chocolate dá enxaqueca?
Mito. A dor de cabeça e a ingestão de chocolate, são fatores isolados. No entanto, pessoas sensíveis podem sofrer com enxaqueca porque o chocolate possui feniletilamina e cafeína em sua composição, duas substâncias que estão relacionadas a dor de cabeça.
Comer chocolate faz bem à saúde?
Verdade. Apesar de calórico, o chocolate...
tracking img