Gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Idade Contemporânea
A Caminho do Aperfeiçoamento

A Idade Contemporânea é o período da história que segue á Idade Moderna. Ela começa,portanto em 1789, o ano da Revolução Francesa,e vai até osdias atuais.

Napoleão Bonaparte foi imperador da França e uma das figuras que se destacou na Idade Contemporânea. Começou seu governo dez anos depois da Revolução Francesa e ficou quinze anos nopoder.
Embora Napoleão tenha sido o oposto do que se considerava um gourmet,nunca perdeu de vista o fato de que uma boa refeição pode ser instrumento valioso em diplomacia.
Uma grande contribuição deNapoleão para gastronomia ,foi quando o imperador, preocupado com a boa alimentação do seu exército, ofereceu um alto prêmio a quem criasse uma técnica para conservar os alimentos por longo tempo.Assim surgiu a conserva em vidros,que evoluiu para os enlatados,dando grande impulso a indústria. A conservação de alimentos com gelo só viria mais tarde.
O marco na industria dos alimentos foi a criaçãoda margarina, estimulada por Napoleão III depois de uma epidemia que dizimou o gado francês e consequentemente a manteiga se tornou escassa e cara.

Cozinha Burguesa

Os menus,cada vez maisartísticos e luxuosos, começaram a se espalhar pelos restaurantes da Europa durante a Restauração Francesa, com o intuito de informar aos clientes o que havia para comer e beber. Tinham um objetivodiferente dos menus do século anterior,que apenas registravam a lista dos pratos que seriam servidos no dia ,para conhecimento prévio dos convidados. O primeiro desses menus apareceu num banquete oferecido aLuís XV,quando os anfitriões mandaram redigir,com muito luxo e capricho, a lista dos 48 pratos da festa.
Grandes chefs e cozinheiros foram trabalhar nos restaurantes de Paris ou abriram os seuspróprios,depois de perderem seus empregos nos palácios da nobreza, já que ela ficara enfraquecida com a revolução. Cada restaurante francês,simples ou não,passou a ter um homem que desenvolvia os...
tracking img