galinhas poedeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

AVICULTURA

Zootecnia especial que trata da exploração econômica e racional das AVES.


Ricos em nutrientes, a carne de frango e o ovo são alimentos comuns noprato de muitas famílias brasileiras. Obtidos através da exploração avícola,esses alimentos podem gerar fonte de renda ao produtor quando exploradoscorretamente.
A prática da avicultura requer conhecimentos essenciais para suaimplantação e exploração. Identificar qual o produto a ser obtido é o primeiro passo, maso correto manejo durante o período de criação é indispensável para bonsresultados.
A avicultura deve ser desenvolvida em ambiente agradável, livre de doenças,e a alimentação também deve ser adequada às aves para que alcancemseu potencial máximo de produção, ou seja, características desejáveis naexploração. Esse eoutros assuntos serão abordados nesta disciplina com oobjetivo de proporcionar conhecimentos suficientes aos alunos para atuaremna área da avicultura.



Histórico

De acordo com Albino e Tavernari(2010), a domesticação da galinha teve origem na Índia e as atuais variedades foram originadas da espécie asiática selvagem Gallus gallus, conhecida também como Gallus bankiva e Gallusferrugineus. Primeiramente, foi utilizada como animal de briga ou como objeto de ornamentação.
No Brasil, segundo estudiosos, a produção de aves teve início em 1532, coma vinda das primeiras raças trazidas pelos colonizadores portugueses. Eramcriadas soltas nos quintais ou arredores das casas, onde se alimentavam comresto de comida caseira, grãos e insetos.
No ano de 1900, iniciou-se a criação das aves emsítios e fazendas, representandofonte de renda, mas somente no ano de 1930 passou a ser vista comoatividade lucrativa, ou seja, a produção de aves para venda de carne e ovos. Osavicultores, estimulados pelo aspecto econômico, começaram a tentar novosacasalamentos entre as raças diferentes, visando o aprimoramento da espécie.
A evolução da avicultura no Brasil pode ser dividida em três períodos:PERÍODO ROMÂNTICO: 1900-1930 – as aves eram criadas apenas como passatempo ou pela beleza das mesmas, não havia exploração econômica;
PERÍODO COMERCIAL: 1930-1960 – teve início a exploração econômica das aves através da comercialização de carne e ovos, a produção era independente, ou seja, o avicultor era responsável por todas as etapas da cadeia produtiva;
PERÍODO INDUSTRIAL: 1960 até hoje- tem surgimento a indústria avícola, empresas voltadas a produção de pintos de um dia, rações, equipamentos, medicamentos, etc., como tempo a indústria passou a controlar toda a cadeia produtiva de frangos de corte e trabalhar com o avicultor no sistema de integração.
FINALIDADE DE EXPLORAÇÃO
O que interessa na avicultura são duas atividades:
Exploração de carne: frangos de corte;Exploração de ovos: galinhas poedeiras comerciais.


IMPORTÂNCIA DA AVICULTURA
A importância pode ser exemplificada pela conversão de grãos e outros produtos em carne e ovos para a alimentação do homem. A atividade pode possui importância de ordem:
NUTRICIONAL: a carne de frango possui proteínas de alto valor biológico, pequena quantidade de gordura, vitaminas do complexo B e é fonte de minerais comocálcio, fósforo e ferro.
Os ovos são considerados como um dos alimentos mais completos para o homem, os mesmos fornecem elementos essenciais à saúde. A clara é constituída por várias proteínas de alto valor biológico, sendo as principais, a ovoalbumina e ovotransferrina, também possui minerais como o cálcio, fósforo e ferroe vitaminas como A, B, D,riboflavina, niacina e ácido pantotênico. Sendoque a gema possui a maior fração de nutrientes essenciais. Apresenta também uma digestibilidade de cerca de 97%.

ECONÔMICA: é um setor de produção animal indicado para a fixação, ocupação e geração de renda para o homem do campo por apresentar as seguintes condições:
Uso de pequena área de terra na instalação da exploração;
Uso de terras fracas e desvalorizadas;
Uso de áreas com...
tracking img