Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o decreto nº 64/2000, de 22 de abril, e do decreto nº 72 f/03, de 14 de abril, asgalinhas poedeiras são aves da espécie Gallusque já atingiram a maturidade sexual e são criadas e exclusivamente para produção de ovos que não são utilizados para incubação.
Sendo assim, ter um negócio de criação degalinhas poedeiras pode ser algo rentável e de acordo com sua experiência e também doseu gosto por animais.
Obrigações do criador e tratador de galinhas poedeiras
Os criadores e tratadores de galinhas poedeiras possuem algumas obrigações descritas no decreto nº 64/2000, de 22 de abril, que diz que:
* É dever garantir o bem-estar dos animais que estão sob seu cuidado;
* É dever garantir a que não haja qualquer tipo de dor, sofrimento ou ferimento que não seja necessáriodurante a criação desses animais;
* É imprescindível evitar que os animais aos em qualquer dano as pessoas ou a outros animais.
Para isso, é de suma importância a que você defina com um número suficiente de pessoal para trabalhar em sua criação de galinhas poedeiras.
No momento de contratar, leve em conta todo o conhecimento sobre o a biologia das galinhas poedeiras e das necessidades debem-estar de um animal.
É preciso que o tratador consiga antecipar possíveis problemas de bem-estar e tenha a capacidade de resolvê-los imediatamente para que não cause nenhum dano aos animais.
Mesmo que contrate uma pessoa experiente, um treinamento adequado sobre os principais pontos e instruções na criação das galinhas poedeiras é indicado para manter um nível de excelência em seu negócio.
Asatualizações devem ser contínuas e é importante estar atento a possíveis cursos na área, que sempre ajudarão a melhorar o tratamento e a criação das galinhas poedeiras.
Definição de rotinas na criação das galinhas poedeiras
Para que haja um maior controle na criação de galinhas poedeiras é preciso criar uma rotina e um planejamento de vacinação ou abate. Além disso, todas as atividades diárias devemseguir um cronograma certo para avaliar o andamento e o estado de saúde das aves.
Somente através de uma rotina bem elaborada, é possível detectar possíveis problemas e tomar as medidas necessárias prontamente, evitando prejuízos ao seu negócio e mortes desnecessárias de animais.
Vale lembrar, que qualquer comportamento atípico deve ser passado imediatamente ao veterinário de confiança,profissional e essencial em qualquer tipo de criação de animais, incluindo de galinhas poedeiras.
O nível de produção e a densidade de aves utilizadas dependerão tanto da aptidão do tratador como das condições da criação.
Sistemas alternativos para a criação de galinhas poedeiras
De acordo com um decreto de 1 de janeiro de 2007, há alguns requisitos para os sistemas alternativos de criação de galinhaspoedeiras.
São diversos os tipos de sistemas para a criação de galinhas poedeiras e cada um possui suas características próprias, cabendo ao criador optar pelo melhor tipo de produção, porém algumas características são essenciais à toda produção.
1. Comedouros
Os comedouros devem ser em linha e ter ao menos 10 cm de comprimento para cada galinha; ou então ser de forma circular, com um espaçomínimo de 4 cm de comprimento a cada galinha.
2. Bebedouros
Os bebedouros contínuos devem ter 2,5 cm de comprimento para cada galinha e os ser colares devem ter 1 cm de comprimento por galinha.
No caso de pipetas, deve haver uma pipeta para a cada dez galinhas, mas se os bebedouros forem em série, deve ter duas pipetas perto de cada galinha.
3. Ninhos
Um ninho pode ter até 7 galinhas. No casode ninhos coletivos, cada metro quadrado deve abrigar, no máximo, 120 galinhas.
4. Poleiros
Os poleiros devem respeitar um espaço de 15 cm por galinha e jamais devem ter arestas cortantes ou ser de material que possa machucar o animal. Jamais devem ser construídos na área da cama e a distância horizontal entre eles deve ter, no mínimo, 30 cm, sendo que a distância da parede não deve ser menor...
tracking img