Galinhas poedeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Galinhas Poedeiras:
As frangas começam a pôr ovos entre a semana 18 e 20 de idade dependentemente de circunstâncias ambientais e qualidade de criação, alimentação, iluminação etc.
Características comuns de utilidade das galinhas poedeiras DOMINANT CZ
O peso corporal de galinhas e galos de 18 semanas de idade é entre 1,4 e 1,6 kg e entre 1,9 e 2,1 kg, respetivamente. O peso corporal degalinhas e galos de um ano de idade é entre 2,0 e 2,5 kg e entre 2,7 e 3,3 kg, respetivamente.
A produção de ovos dos híbridos finais DOMINANT CZ é avaliada na Estação de Testes Internacional independente em Ustrasice, República Checa até 74 semanas de idade, em três testes diferentes. A posta de ovos de galinhas de quatro programas (D 102, D 109, D 959 a D 104) nas gaiolas clássicas foi entre 307 e 318ovos de peso entre 57,6 e 61,3 g. O consumo de forragem é entre 140 e 148 g por ovo e o peso corporal na semana 74 de idade é entre 2,0 e 2,4 kg.
Interação de genótipo e meio ambiente
É importante para a nossa seleção e filosofia comercial aceitar o princípio dado na fórmula geral que descreve os resultados de produtividade como fenótipo (F), que é a soma de genótipo (G) e meio ambiente (M) e ainteração de genótipo e meio ambiente (I (GM) ) F = G + M + I (GM).
A importância do genótipo para a produção de ovos é cerca de 40 %. Os restantes 60 % da produção final de ovos dependem das circunstâncias ambientais e da interação do genótipo e meio ambiente (nutrição, temperatura, período de iluminação na sala ou luz na natureza, condições de saúde e vacinação de bando, sistemas tecnológicosde criação e produção de ovos, circunstâncias ambientais etc.).

Regiões Produtoras - Ovos
A avicultura de postura teve início de forma similar à avicultura de corte. Entretanto, diferente desta, manteve o seu grande pólo de desenvolvimento na região Sudeste e em especial no Estado de São Paulo. A competitividade da região Sudeste decorre da sua localização próxima ao grande centro consumidor(a própria região Sudeste) e da dificuldade do transporte de ovos em casca a grandes distâncias. Ainda assim, a produção de São Paulo se aproximou das áreas de produção de grãos no próprio Estado de São Paulo, do Estado do Mato Grosso do Sul e do norte do Paraná favorecendo o abastecimento de grãos.
Em termos de dinâmica na produção, o mapa da persistência apresenta quatro grupos. O primeiro grupoagrega as microrregiões que, dado o agrupamento de 50% da produção, nunca foram importantes na produção de ovos. Por outro lado, o segundo grupo agrega as microrregiões que passaram a ser importante na produção, o terceiro grupo agrega as microrregiões que eram e continuam importantes na produção e o último grupo agrega as microrregiões que deixaram de ser importante (não fazem mais parte destegrupo).
Olhando o mapa da persistência na produção de ovos entre os anos de 1975 e 2008 pode-se inferir que a produção de ovos é, ainda, bastante concentrada em poucos estados brasileiros: sudoeste de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, a região central de Goiás e Espírito Santo, o entorno de Brasília.
O setor de postura brasileiro vem se dinamizando ao longo dos últimos 15 anos. Como resultadodesta dinamização diversas regiões vem cada vez mais se especializando nesta atividade. Regiões de baixa competitividade estão abrindo espaço para outras regiões mais competitivas. O Estado de São Paulo se mantém como o maior pólo de produção de ovos do país.
São Paulo, maior produtor nacional, tem como expoente na sua produção o município de Bastos, localizado na microrregião de Tupã, com 19,9% daprodução estadual de ovos e 6% da produção nacional. Neste estado também estão localizados sete dos 20 mais importante municípios na produção nacional de ovos e 19 dos seus municípios possuem produção acima de 10 milhões de dúzias sendo responsáveis por 60% da produção estadual. Além do município de Bastos, são destaques na produção estadual e nacional os municípios de Guararapes, Guatapará,...
tracking img