Galinhas poedeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Sistema de criação Galinhas Poedeiras

O Bem-estar é um dos assuntos mais discutidos atualmente na produção animal. É notória a crescente preocupação dos consumidores em relação ao bem-estar destes animais utilizados p/ produção de alimentos. Campanhas movidas por diversos segmentos, bem como a pressão de organizações não-governamentais, sensibilizaram a opnião pública em muitos países(principalmente os desenvolvidos),originando progressos legislativos consideráveis.
As galinhas poedeiras viveram no sistema de acesso ao ar livre em diversos países até 1950. As aves eram fechadas em alguns tipos de galinheiro à noite, mas circulavam em uma área ao ar livre durante o dia. Houve então uma mudança para o alojamento confinado em ambiente interno, com cama profunda, e posteriormente umamudança para o sistema em gaiolas industrializadas em ambientes internos controlados. A partir do início da década de 80, inicia-se um movimento em prol do bem-estar das poedeiras em gaiolas, em diversos países europeus, buscando dar a essas aves, condições ideais para que as mesmas pudessem ter um comportamento semelhante àquele em condições naturais de criação. Houve um conjunto de mudanças nasintalações e no manejo das aves, surgindo os sistemas alternativos para a criação de aves poedeiras, chamado "gaiolas enriquecidas" e os sistemas de semiconfinamento, que proporcionam as aves, uma área com cama e poleiro, além de oferecer ninho para a postura.
O sistema de criação em gaiolas tornou-se uma das maiores polêmicas acerca do bem-estar animal. Grande parte do padrão de comportamentonormal da ave é frustrado pelo engaiolamento. Estas gaiolas impedem que as aves realizem a maior parte dos seus comportamentos naturais, incluindo construir ninho, empoleirar, tomar banho de areia, ciscar, forragear, voar, bater as asas, limpar as penas e até mesmo caminhar livremente.
O termo bem-estar designa, de maneira geral, os numerosos elementos que contribuem para a qualidade de vida deum animal, incluindo os que constituem as "cinco liberdades".
De acordo com estes princípios, as aves devem ser:
- Livres de medo e angústia. Todos que fazem o manejo das aves devem possuir conhecimentos básicos do comportamento animal no intuito de evitar o estresse das mesmas.
- Livres de dor, sofrimento e doenças. As aves devem ser protegidas de situações que possam causar dor ou quecomprometa a sua saúde. O ambiente deve ser manejado para promover boa saúde e estas devem receber atenção técnica rápida quando for necessário. Todas as granjas devem possuir um Veterinário.
- Livres fome e sede. A dieta oferecida deve ser satisfatória, apropriada e segura. A competitividade durante a alimentação deverá ser minimizada pela oferta de espaços, suficiente para comer e beber. Os animaisdevem ter contínuo acesso à água potável, limpa e em temperatura adequada.
- Livres de desconforto. O ambiente deve ser projetado considerando-se as necessidades das aves, de forma que seja fornecida proteção às mesmas, bem como prevenção de incômodos físicos e térmicos. O desconforto térmico em aves poedeiras provoca uma série de consequências que, por sua vez, estão intimamente ligadas àqueda no consumo de ração, menor taxa de crescimento, maior consumo de água, aceleração do ritmo cardíaco, queda na produção de ovos e maior incidência de ovos com casca mole.
- Livres para expressar seu comportamento normal. Deve ser oferecido espaço suficiente e instalações apropriadas. Os novos desenvolvimentos em matéria de produção não devem alterar a natureza das aves de produção, e devem sercompatíveis com sua saúde e bem-estar.

Granjas de poedeiras - Recomendações gerais para todos os sistemas de criação.

Instalações e manejo em relação às necessidades das galinhas
As aves devem ser criadas sob proteção e conforto adequados, com instalações limpas e organizadas. As condições de alojamento devem ser apropriadas para proteger as aves de condições adversas, oferecendo níveis...
tracking img