Gadga

406 palavras 2 páginas
RELATÓRIO JURÍDICO.

É uma narrativa imparcial, presente, por exemplo, em Sentenças, Acórdãos e Pareceres.É um tipo de narrativa em que os fatos importantes de uma situação de conflito devem ser cronologicamente organizados, sem interpretá-los( ausência de valoração); os fatos da lide ou da demanda processual devem ser apenas informados.

ESQUEMA DE UM RELATÓRIO JURÍDICO.
1°) Ordem cronológica com respostas às perguntas: o quê?, quem?, onde?, quando?, como?, por quê?
2 °) Correta identificação do fato gerador.
3°) Verbos no passado.
4°) Destaque dos fatos importantes.
5°)Uso da polifonia
6°) Foco narrativo na 3° pessoa.
7°) Ausência de opinamento, de posicionamento, por parte do relator.
8°) Para finalizar o relatório, o narrador/relator deve recorrer a uma das duas expressões: É o relatório ou Eis o relatório.

CARACTERÍSTICAS DO RELATÓRIO JURÍDICO. -O relatório é um texto do tipo narrativo. -Caracteriza-se por ser uma narrativa simples, sem valoração. Devem ser indicadas as alegações de ambas as partes. -Todos os fatos relevantes do caso concreto devem ser narrados no pretérito e na 3° pessoa. - O que não existir no relatório não pode figurar como argumento na fundamentação. -A organização dos eventos deve seguir a ordem cronológica. - O primeiro parágrafo deve indicar o fato gerador da demanda. - Sugere-se, para iniciar o primeiro parágrafo, a redação”Trata-se de questão sobre...” - A paragrafação deve seguir as orientações tradicionais de um texto redigido em norma culta. - Cada parágrafo deve receber um recuo inicial de, aproximadamente, 1,5cm. - Recorra a polifonia. - Terminado o relatório, na linha abaixo, use a expressão ‘’É o relatório ‘’ou a expressão’’Eis o relatório “. Relatório de Parecer, assinado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Cuida-se de recurso de apelação interposto

Relacionados

  • violencia
    611 palavras | 3 páginas