Ensaio de cap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1185 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar ensaios de laboratório de asfalto, métodos de execução e seus resultados, sendo o objeto de estudo aqui os CAP’s e as emulsões asfálticas. O CAP utilizado foi o RR2C e a Emulsão asfáltica foi a RM2C. O estudo é para garantir a satisfação do produto de acordo com as normas do DNIT e ABNT.

2. Ensaios de CAP (50/70)

2.1 Ensaio dePenetração para o CAP (50/70)

Objetivo:

A penetração é a distancia em décimos de milímetros em que uma agulha padrão penetra verticalmente na amostra de CAP sobre condições pré-fixadas de carga, tempo e temperatura.

Aparelhagem:

* Recipiente para colocar a amostra de CAP;
* Penetrômetro;
* Agulha;
* Banho d'água;
* Termômetro de 300°C e 60°C;
* Cronômetro;Método de Ensaio:

A amostra de CAP deve ser aquecida até alcançar a temperatura de 150°C, colocada em um recipiente com aproximadamente 1 cm, tampado para proteger contra poeira e deixar esfriar por 40 minutos, depois colocar a amostra em um outro recipiente com água e imergir por 40 minutos a temperatura controlada de 25°C. Após o tempo determinado, a amostra é submetida à penetração emtrês pontos, com aproximadamente 1 cm de distancia entre eles por agulha padronizada em aparelho adequado denominado penetrômetro.

Resultados:

1° leitura = 64,5
2° leitura = 59,5 média= 64,5 + 59,5 + 54,5= 59,5
3° leitura = 54,5 3


O resultado é arredondado para 60.2.2 Ensaio de Ponto de Fulgor para o CAP (50/70)

Objetivo:

Consiste na determinação da temperatura máxima a qual pode ser aquecido o CAP ou o ADP sem risco de inflamação do material em presença de chama livre, como se exige no caso de seu uso de usinas misturadoras a quente, conduzido por um equipamento bastante simples , o resultado obtido (temperatura) é razoavelmente inferior aquelatemperatura na qual o produto arderia completamente.

Aparelhagem:

* Vaso Aberto Cleveland; (Este consiste nas seguintes partes: cuba de ensaio, placa de aquecimento, dispositivo para aplicação da chama-piloto, fonte de aquecimento, suporte do termômetro, suporte da placa de aquecimento)
* Termômetro de 300°C.

Método de Ensaio:

A cuba de ensaio é cheia com a amostra até umnível especificado, a temperatura da amostra é aumentada, de inicio rapidamente e depois lentamente, a uma taxa constante na medida que se aproxima do ponto de fulgor. A intervalos de tempo especificados, uma pequena chama-piloto é passada sobre a cuba. A mais baixa temperatura, na qual a aplicação da chama- piloto provoca a ignição dos vapores acima da superfície do líquido, é tomada como ponto defulgor.

Resultados:

CAP 50/70: O ensaio foi interrompido com a temperatura de 250°C, e não houve a combustão da amostra.

















2.3 Ensaio de Densidade do CAP (50/70).
Objetivo:

Trata- se da relação entre o peso de um dado volume de CAP e o mesmo volume de água, consideradas iguais condições de temperatura e pressão. Na medida depesos específicos de amostras de CAP, é utilizado o ensaio do picnômetro.

Aparelhagem:

* Picnômetro de vidro resistente ao calor, de forma cilíndrica ou tronco-cônica;
* Banho d'água;
* Termômetro;
* Balança analítica com precisão de 0,1g;
* Recipiente para aquecer o CAP;

Método de Ensaio:


O picnômetro vazio, com a rolha, rigorosamente limpo e seco deve serpesado. Este peso é chamado de “a”.Encher o picnômetro com água destilada recentemente fervida; adaptar , perfeitamente, a rolha e imergir o picnômetro completamente em um banho d'água, mantida a 25°C, por um período de 30 minutos. Retirar o picnômetro do banho, enxugando todo excesso d'água da superfície com um pano limpo e seco; pesar novamente. Este peso é chamado de “b”.Em seguida o CAP...
tracking img