Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Fungi
Os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos. Podem ser uni ou multicelulares, com parede formada predominantemente por quitina, armazenando glicogênio. Em razão dessas duascaracterísticas e do tipo de nutrição é que, na atualidade, os fungos são considerados, evolutivamente falando, mais aparentados dos animais do que das plantas.

Não formam tecidos, embora osmulticelulares apresentem filamentos delgados em sua constituição, denominados hifas. Em conjunto, formam o que chamamos de micélio, que pode se diferenciar em vegetativo, fixando-se ao substrato efornecendo alimento ao fungo; ou micélio reprodutor, formando esporos. Em alguns casos, também, podem ser desenvolvidos os chamados corpos de frutificação.

Os fungos estão mais presentes no nosso dia a diado que costumamos imaginar, já que, além de serem muito importantes no que diz respeito à decomposição da matéria orgânica, executam, juntamente com outros organismos, outras funções ecológicas, comoé o caso dos liquens e micorrizas. Além disso, são utilizados na fabricação de antibióticos, álcool, bebidas, pães e queijos; podem destruir alimentos e outros produtos, como tecidos e couro; etambém causar doenças. Nessa situação, em nossa espécie, não costumam provocar problemas sérios de saúde. Entretanto, caso a pessoa apresente problemas relacionados à imunidade, tais quadros podem serfatais.

Importância dos fungos

Os fungos são grandes responsáveis pela decomposição da matéria morta, juntamente com algumas bactérias, reciclando elementos químicos que serão úteis na manutenção davida de outros organismos. Além disso, podem executar outros papéis na natureza e ter uma participação especial na nossa alimentação.
Exemplo de tal fato é a existência de aproximadamente 600 tiposde fungos que podem ser utilizados para fins nutricionais – e também medicinais. Fonte de fibras e proteínas, são muito bem recebidos na culinária vegetariana. Basidiomicetos, como o champignon...
tracking img