Grandes incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAIORES INCÊNDIOS DO MUNDO

Grande incêndio de Chicago
Grande Incêndio de Chicago é a denominação geralmente utilizada para referir-se ao incêndio que no verão de de 1871 causou a morte de trezentas pessoas, além de tornar noventa mil desabrigadas, e causar mais de duzentos milhões de dólares em danos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Nesta época Chicago era o maior entreposto mundialde madeira. Prédios, casas e até mesmo ruas, eram quase todas construídas na cidade utilizando-se desse material. No verão de 1871, uma temporada anormalmente e extremamente seca, com apenas um quarto da precipitação normal, criou o cenário propício para um grande incêndio, que iniciou-se num estábulo na zona sul da cidade e rapidamente espalhou-se, devido a ventos secos e fortes, engolfando todaa cidade.
A cidade foi rapidamente reconstruída. Chicago atraiu muitos arquitetos de renome, que queriam participar ativamente do processo de reconstrução. Frank Lloyd Wright foi um destes arquitetos. Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado. A engenharia e a arquitetura da cidade tornaram-se conhecidas mundialmente.

Sismo de São Francisco de 1906
O sismo de SanFrancisco de 1906 foi um violento sismo que ocorreu às 5:14 horas da manhã no dia 18 de abril de 1906 em São Francisco. Com magnitude estimada média de 8.0 na Escala de Richter Conhecido como The Great San Francisco Earthquake (em Português, "O Grande Terremoto de São Francisco") , o maior nos Estados Unidos já registrado na escala de Richter. O terremoto teve duração de aproximadamente 28 segundos,tendo morrido milhares de pessoas.
O Grande Incêndio
Apesar dos estragos importantes causados pelo sismo e suas contrapartes, foram os incêndios os responsáveis que resultaram na destruição, na maior parte, de todas estruturas. Estes lavraram-se em vários lugares da cidade, alguns causados inicialmente por linha de gás natural quebrada e duraram três dias inteiros. Outros incêndios foramcomeçados intencionalmente, e outros ainda foram a consequência de fogos de madeiras acendidos por refugiados. Certos proprietários tocaram fogo aos seus próprios edifícios a fim de ganhar a indenização do seguro contra incêndio, uma vez que estavam informados que o seu seguro não cobriria os estragos causados unicamente pelo sismo. Com as condutas de água fora de serviço, os bombeiros municipais tinhampoucos recursos à sua disposição para combater os incêndios. Vários fogos no centro da cidade convergiram para formar uma fornalha gigantesca. O incêndio destruiu mais de 500 casas, da Avenida Van Ness perto do centro até o cais do porto, que limitam a baía.

Contrariamente à uma idéia recebida, o presidente da câmara municipal Eugene Schmitz e o General Frederick Funston não declararam a leimarcial. Em contrapartida, Schmitz assinou uma deliberação que permitia a polícia, às patrulhas de milícias e os militares de atirar sobre 'pilhantes, e algumas 500 pessoas foram mortas ou aleijados. Funston tentou controlar a expansão do incêndio fazendo explodir as casa tortas, caídas, em redor dos lares, com um sucesso mitigado, mas que parece ter permitido poupar o oeste da cidade.
IncêndioArábia Saudita

A explosão de um botijão de gás foi a causa do incêndio que matou 343 pessoas e feriu outras 1290 em Meca, na Arábia Saudita em 1997. A cidade sagrada do islamismo, local de nascimento do profeta Maomé, era local de visitação de 2 milhões de peregrinos muçulmanos. No total,70 mil tendas foram queimadas. O acidente aconteceu dia 22 de abril.
Incêndio Buenos Aires
Em 30 de dezembrode 2004 se apresentava na República Cromañón o grupo musical Callejeros, que já havia tocado no estabelecimento meses antes, na inauguração do local. O incêndio começou aproximadamente às 22 horas e 50 minutos, depois que um dos espectadores do show acendeu um elemento de pirotecnia, cujos projeteis incandescentes entraram em contato com a decoração do teto, mais precisamente uma “meia sombra”,...
tracking img