Fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro O que é Educação do autor Carlos Rodrigues Brandão, trás em seu contexto pontos bastante vigorosos para o atual debate sobre a educação. Como Brandão afirma, não há uma forma única nem um modelo de educação, não é somente na escola que ela acontece, o ensino escolar não é exclusivo e nem o professor profissional seu único representante.
O mesmo afirma que estamos cercados de educação,na rua, na escola, na igreja, em casa de um modo ou de outro. Que tanto pode ser para ensinar, para aprender, ou até mesmo para ensinar e aprender. Pois não é só em um lugar que se aprende e ensina, mas em todos os lugares e de varias formas. Compreendemos então que não existe um modelo único de educação.
O livro retrata também que os Índios escreveram uma carta para os Estados Unidosagradecendo e recusando a proposta de mandar uns dos jovens Índios para lá, pois para os índios a idéia de educação não era a mesma, que ao voltarem de lá seriam incapazes de suportar o frio e a fome, não saberia como caçar, matar o inimigo e construir sua moradia. E pedia para que os governantes dos Estados Unidos mandasse um dos seus jovens para assim ensina - lós a vida do Índio nas tribos e fazerdeles homens.
Para eles a educação tem a missão de transformar as pessoas e mundo em algo melhor, de acordo com as imagens que se tem uns dos outros, ou seja, os Índios acreditavam que os jovens dos Estados Unidos convivendo com eles se guiriam seus constumes e seriam mais homens, mas na pratica a mesma educação que ensina pode deseducar, e pode correr o risco de fazer o contrario do quepensa.


O livro mostra também que a educação existia em lugares que não hávia escola, as meninas aprendiam com as mães, avós, irmãs mais velhas, já os meninos aprendiam com os pais, avós, guerreiros, etc. Pois era com quem eles conviviam e tinham mais contato, onde havia transferência de saber, e assim ficavam atentos para poder aprender e assumirem as funções socias da tribo, ou seja, oconhecimento era transmitido de geração para geração.
O saber adquirido pela geração mais velha era passada para as gerações mais nova, e assim todos se tranformam num educador, existindo a educação sem haver escola, e a aprendizagem sem haver o ensino especializado e formal e não tinha os momentos reservados apenas para ensinar.
A educação é então necessária para a formação humana e o ensinoescolar não é a única pratica e o professor não é o único praticante.
O autor faz referencia sobre a Grécia Antiga, onde existia uma diferença entre a educação do homem livre, e do escravo. O escravo aprendia os saberes fora da escola, já os homens livres tinham os velhos mestres que os ensinava. Durante esse período a educação era somente o privilegio da nobreza guerreira, os pobres não podiamlevar seus filhos à escola, por não ter condição financeira para pagar ao professor.
Os meninos estudavam em lugares separados das meninas. Eles aprendiam as crenças, tradições e os costumes culturais da tribo, além do saber dos oficos da guerra e paz. As meninas aprendiam a serem boas mulheres, para casar, e terem filhos. Os jovens que demonstravam mais talendo eram escolhidos para terem umaeducação mais especializada, e assim serem os proximos chefes das aldeias, esses jovens passavam quase todo o tempo da sua adolenscência e juventude em cursos superiores de estudos.
O autor conclui dizendo que são as pequenas relações sociais existente entre vários membros da sociedade que vai construído a educação.
Para os Gregos o desenvolvimento, e toda a consciência começa fora decasa depois de alguns anos, porém até lá a criança convive com a criação, com sua mãe, e só depois disso é que ela passa a aprender com o mestre-escola, que lhes ensinam a verdadeira educação do jovem aristocrata, que acompanha o educando por muitos anos.

O autor relata também sobre a palavra educação com conceito dos dicionários, e analisa procurando definir a educação e sua origem, levanta...
tracking img