fundamentos

Páginas: 12 (2913 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
DISTÂNCIA













FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II












Aluna SONIA DE FATIMA ROBERTO
Série: 3º ano
PROFESSOR-VANUZIA







RIO VERDE-GO Data: 26/04/2014



CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 3º PERÍODO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II••TUTOR A DISTÂNCIA:

Componentes do grupoSonia de Fátima Roberto
RA: 8332003370
França

Gerli Dos Santos Carvalho
RA: 442544
Vanuza Adriana Sacramento
RA: 8345783098
Elisangela

Rio Verde-go
26 de Abril de 2014






















1-INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como o tema – Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II, com o fim de listar o conjunto deetapas planejadas e supervisionadas e que teve como alvo beneficiar a nossa aprendizagem, nos levando a eficácia, bem como solicitando-nos um estudo, e diálogo de um trabalho em grupo, e nos ajudando a desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado e ainda nos oferecendo diferentes ambientes de aprendizagem.
Portanto este trabalho acadêmico contém um conjunto quatro etapas,as quais foram analisadas minuciosamente, e através do artigo “Reconceituação do Serviço Social no Brasil – Um movimento em questão.” Vicente de Paula Faleiros, Da revista Serviço Social e Sociedade, da Editora Cortez – 2005 pag.21-34, leitura das páginas 90 a 124 do livro: CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988, “Importância dos Seminários ea história do Serviço Social no Brasil”, Leitura das páginas 26 a 37 e 44 a 49 do livro: CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988, bem como “Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil” Livro de José Paulo Netto.
Para a realização deste tralho nos organizamos um grupo de cinco pessoas o mesmo do semestre anterior.2 - DOS TRABALHOS

ETAPA I
Iniciamos a etapa I, buscando a entender a importância do movimento de reconceituação para o serviço social.
Passo I Foi sugerido que cada de nós lêssemos o artigo:
FALEIROS, VICENTE DE PAULA. RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL/A NO BRASIL
http://WWW.webartigos.com/artigos/movimento de reconceituação-do serviço social/46749.
Após a leiturafeita, passamos elaborar o passo dois onde vamos compor um texto com reflexões críticas.
Passo II-
Chegamos à conclusão de que houve uma mudança na postura e pensamento em relação á profissão, rompeu a ideia de assistencialismo vindo da igreja católica composta por moças benfeitora e caridosa e passou ter mais técnas, as primeiras escolas do serviço social, foram fundadas por grupos com basecrista. Porem atuava sobre questão social sem observar a transformação econômica e sociais ao contrario do serviço social.
Reconseituação o significados do movimento.
Esse movimento no nosso entendimento envolveu um grade numero de profissionais nesta em busca de fundamentos, conhecimento, metodológico e teorias no sentido de reformular as pratica e teorias. Concordamos que realmente hoje aprofissão do serviço social e muito porque e vista como o medico da sociedade o profissional e bem dotado de conhecimento.
Reconseituação o significados do movimento reconceituação para o serviço social representa uma grande mudança, dada a sua busca de desvinculação, do conservadorismo e das técnicas importados do serviço social norte americano. Este resumo a borda a importância da reflexão sobre omovimento que surge com necessidade de adequar as práticas profissionais a realidades do país e a ruptura com o conservadorismo denominada serviços social “tradicional” construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares para agir profissional com identidades próprias condizente com a realidade social.
Resultados e discussões: o movimento de reconceituação foi uma tentativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • Fundamentos
  • Fundamentos
  • Os fundamentos...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!