Resenha do filme desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha.
Filme: “Desmundo”.

O filme começa com o fundo cronologico de 1570, contando a história de Oribela uma jovem portuguesa, orfão, que juntamente com um grupo de outras moças são obrigadas avir para a América Portuguesa Colonial para casarem com os colonos aqui estabelecidos.
Ao chegarem são levadas a um local onde são oferecidas a seus pretendentes por um intermediario, é interessanteque os colonos escolhidos para desposa-las eram aqueles que possuíam mais recursos na cidade. Oribela havia sido criada no convento após a morte de seu pai, então, não aceitava a condição que lheestava sendo imposta, ao chegar o seu pretendente ela cospe nele fazendo desistir dela.
A ideía de levar grupos de moças a colonia foi feita mediante uma solicitação em 1552, pelo padre Manoel deNóbrega que pediu ao Rei de Portugal que envia-se a América Colonial Portuguesa orfãs de boa índole, e que na falta de tais moças qualquer “mulher branca”deveria ser enviada para se casar com os homensportuguês, com a finalidade de evitar que estes se misturasem com os pecados da natureza (índias).
Oribela desejava muito retornar a sua pátria, mas não consegue fugir do matrimônio com Francisco deAlbuquerque que intenta consumar o casamento através da união sexual, entretanto, a jovem pede que ele tenha paciência ate que ela pudesse se acostumar com a presença dele. Ao chegar na propriedade deFrancisco, observamos em primeiro momento que ele mora com sua mãe e uma criança com problemas mentais, já no segundo plano presenciamos o Antigo Regime, onde a mão de obra utilizada na fazendo consistiaem índios capturados nas florestas, também aquele esquema de ordenações da sociedade, o trabalho braçal era mal visto,ou seja, uma ocupação inferior.
Um outro personagem que aparece no enredo é umpadre jesuíta que ao visitar a fazenda de Francisco de Albuquerque tem uma discussão acirrada por conta da sua vontade de levar consigo alguns dos filhos dos índios (crianças).Também temos a questão...
tracking img