Resenha do filme "desmundo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O aluno deverá assistir ao filme “Desmundo”, que é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar onascimento de filhos com índias.
 
Também  propõe-se que se assista a dois breves vídeos apresentados pelo historiador Boris Fausto, disponíveis na internet, nos seguintes endereços eletrônicos:http://www.youtube.com/watch?v=kjp0Pd_GxmQ
http://www.youtube.com/watchv=s1yk9k0XoOE&feature=related


Resenha

É inspirado no romance de Ana Miranda que conta a historia de uma jovem portuguesa cujonome era Oribela, sendo órfã foi mandada para a América para se casar com um colono, como outras jovens, eram apresentadas aos pretendentes através de uma intermediária. Essa jovem chegando sua vezem contato com um colono que a desposaria, sentiu-se incomodada com aquela situação que cuspiu em seu rosto, assim ele acabou desistindo.

Em 1552, o padre solicita ao rei de Portugal que envie aAmérica Colonial meninas brancas, que tinham qualidades, para que assim os homens vivam em serviço do seu senhor.

Oribela não consegue fugir e aparece-lhe um pretendente que a desposa, quando seumarido Francisco de Albuquerque, vai consumar o casamento através da união sexual, ela lhe pede tolerância para que assim se desenvolvessem um afeto.

O filme mostra a propriedade de Francisco onde moracom a mãe e uma criança com problemas mentais, que desconfiavam que era sua filha. A mão de obra da fazenda se consistia em índios capturados. O autor aponta que a principal função das expedições deapresenta- mento residia na força de trabalho. Um dos personagens do filme é um padre jesuíta que visita uma fazenda da propriedade de Albuquerque polemiza com este, por conta de sua vontade de levaralguns índios ainda crianças.

Mais uma vez Oribela tenta fugir após ser estrupada pelo marido que não agüentou a situação de esperar o que lhe tinha pedido, fugindo pelo mato depara-se com o mar...
tracking img