Fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A busca por terras fez com que os portugueses chegassem até o nosso Brasil, tido por muitos como terra descoberta ou achada. O Brasil não foi descoberto, pois se fosse, estaríamos assumindo que esta terra estava  vazia quando os portugueses aqui chegaram e sabemos que não foi isto que aconteceu, pois o Brasil já era habitado por nativos.
Esse encontro foi sem duvida marcante para ambos, pois osportugueses maravilharam-se com os nativos, seus vestuários, pinturas, comportamento, idioma, etc.
Os índios por sua vez certamente surpreenderam-se com as caravelas enormes, pessoas com vestimentas luxuosas, calçados, idioma, costumes e acessórios surpreendentes para sua realidade.
O contato entre esses povos, no entanto, trouxe consequências terríveis aos nativos, que passaram a serem escravose perderam as terras onde costumavam habitar sendo obrigados a mudar para regiões distantes do litoral. Também sofreram com doenças trazidas pelos portugueses, pois não havia desenvolvido imunidade, o que causou a morte de milhares.
Com o intuito de expandir a economia da colônia, Portugal passou a investir na produção da cana de açúcar, ideia já utilizada na colonização da costa africana, maspara esse trabalho ter continuidade era necessária mão de obra e em uma tentativa de se conseguir trabalhadores deu inicio a escravização dos nativos. Porem, o sistema de escravidão não funcionava com os índios como Portugal queria, porque havia muita fuga, morte e inadequação dos nativos ao tipo de trabalho imposto pelos colonizadores, o que tornava inviável a sua execução.
Esta relação históricaé marcada pelo domínio invasor contra os costumes nativos, que se reflete nos dias atuais, em que os índios são considerados estrangeiros na própria terra e precisam abdicar de seus valores e seu modo de ser para garantir a "cidadania” considerada pelo povo dominante como a "forma certa de se viver".
O continente europeu é um dos mais antigos do mundo no que diz respeito à sua história, e foi apartir dele que se deu início a história de vários territórios inclusive ao que está situado o Brasil.
Essa relação histórica se deu através das expedições realizadas pelos europeus, o que fez com que os mesmos chegassem até as terras hoje denominadas Brasil, as quais pensavam-se até então, terem sido descobertas pelos portugueses, termo esse que na verdade torna-se uso inadequado devido aexistência de habitantes, antes da chegada dos invasores os quais ficaram como índios, os povos nativos dessas terras.
O vínculo estabelecido entre os nativos e os portugueses não ocorreu de forma cordial. Os colonizadores percebendo a inocência dos índios, estes desconhecedores das riquezas que estavam a sua volta, impuseram sobre eles seus hábitos, seu idioma, sua religião e os obrigaram a trabalharna extração dos recursos encontrados nessa terra e nas atividades do cultivo da Cana-de-açúcar. Houve então a destituição da cultura indígena que a partir daí adotaram hábitos da cultura portuguesa.
Muitos nativos se rebelaram e outros fugiram por conta da dureza do trabalho e da rigidez dos castigos recebidos, muitas mortes também foram ocasionadas em função dos maus tratos e de doenças trazidaspelos portugueses, tribos inteiras foram submetidas ao genocídio cometido pelos exploradores europeus. Com a resistência dos índios, os portugueses passaram então a traficar os negros trazidos da África para trabalhar como escravos em condições sub-humanas nas lavouras de cana –de açúcar e nos engenhos, onde produziam o açúcar, mercadoria muito preciosa na época.
Essas condições de submissãoimposta pelos colonizadores aos nativos e aos escravos perduram por vários séculos e ainda hoje mesmo depois de ter se tornado “independente” a população do território brasileiro ainda sofre com vários problemas sociais gerados pelas desigualdades deixadas pelos portugueses no período colonial e que se tornaram marcas difíceis de serem extintas e superadas.
A população indígena é uma...
tracking img