Infraestrutura web php

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SERGIO MALANDRO IÉIÉ 0123456789
PELÉ MARRETA 0123456789
VAI FILHÃO 0123456789
OSCAR ALHO 0123456789

COMÉRCIO ELETRÔNICO
INFRA-ESTRUTURA

Campinas
2011
RESUMO

Neste trabalho abordaremos sobre o tema de infra-estrutura de web, visando mostrar desde a instalação de um servidor PHP, até políticas de segurança e certificaçõespara empresas que fornecem serviços de web.

O PHP

Com o avanço da tecnologia não dá para ficar parado no HTML básico. Sites dinâmicos, que acessam banco de dados (como fóruns, cadastros, etc), precisam de uma solução diferente de mero HTML. Entra aí o PHP, normalmente rodando no servidor Apache, sob Linux/Unix.
A hospedagem PHP é quase sempre mais barata e, pela linguagem seraberta, existem muitos módulos para PHP, permitindo uma diversidade muito maior do que com o ASP ou ASP.Net, da Microsoft. Mais barata mas de qualidade, muitas vezes superior. A quantidade de scripts prontos em PHP também é enorme, e o suporte comunitário é fácil de se obter em fóruns e grupos de discussão.
Dá pra fazer praticamente de tudo com PHP, como lojas virtuais, sites derelacionamentos, interfaces para webmail, chats, serviços de help desk e fóruns em geral, gerenciadores de conteúdos para sites para agilizar a publicação, etc. Para fazer funcionar um site em PHP, normalmente usa-se a combinação LAMP: Linux + Apache + MySQL + PHP. Os servidores que oferecem suporte ao PHP quase sempre rodam Linux, mas o webmaster não precisa conhecer o sistema. Basta saber programar ecarregar as páginas, usando uma interface web ou, mais profissionalmente, FTP.
Pois bem, mas como testar os sites, localmente? Não basta dar um duplo clique nos arquivos .php, como se faz com os .htm ou .html. É necessário ter um servidor web configurado para isso.

O APACHE

O Apache é um servidor open source, muito estável e seguro, pois vem sendo desenvolvido à muito tempo. Problemasde segurança são corrigidos num tempo menor, diferentemente do concorrente, IIS (Internet Information Services), da Microsoft. Há versão do Apache para Windows também, mas como o Linux é comprovadamente melhor para servidores web, a idéia de usar um servidor rodando no Windows é apenas para testar suas páginas, em tempo de desenvolvimento. Você cria o site, acessa-o localmente, como se estivesseusando a Internet.
A questão mais difícil no Apache for Windows é a configuração inicial. Depois que o servidor está rodando a contento, é muito difícil dar problemas; sendo que a maioria dos problemas podem ocorrer nos scripts usados.
O Apache hoje está na versão 2.x, e o PHP, na versão 5. Estou usando o Apache 2.2.4, e o PHP 5.2.1. Vamos instalar primeiro o Apache, depois o PHP. Afunção é deixar o servidor pronto para rodar PHP localmente.

PRÉ-REQUISITOS (SOFTWARE)

- Apache Server (2.2.4) – Download Apache
- PHP 5.2.1
- MySQL 5.0.37
- phpMyAdmin 3.2.5

PRÉ-REQUISITOS (HARDWARE)

- Apache Server (2.2.4) – Download Apache
- PHP 5.2.1
- MySQL 5.1.43
- phpMyAdmin 3.2.5

INSTALANDO O APACHE

Baixe o Apache para Windows em:http://www.apache.org/

Ele é fornecido compactado, num executável ou num pacote do Windows Installer. Este último é o mais recomendado. Desde que você use as versões recentes do Windows (2000, XP, etc), não encontrará problemas para instalá-lo. Prefira então o pacote "msi". O nome é algo como "apache_x.x.xx-win32-x86.msi", onde x.x.x.x é o número da versão. Importante: ao instalar servidorese/ou módulos para o Apache, execute o instalador usando uma conta com direitos administrativos no Windows.
Ao baixá-lo, inicie a instalação, como você faria com qualquer programa para Windows com um bom instalador. Durante a instalação ele pedirá o domínio da rede (Network Domain), o nome do servidor (Server Name) e o e-mail do administrador do sistema. Como a instalação é para um...
tracking img