O eu, o outro e o lugar da criação artística: elementos para a construção de um perfil sociológico dos artistas da bienal de arte de vila nova de cerveira.

22771 palavras 92 páginas
O eu, o outro e o lugar da criação artística: elementos para a construção de um perfil sociológico dos artistas da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.

Agradecimentos

A todos os que generosamente transmitiram as suas experiências aqui apresentadas. Muitos foram profundos e sentidos, todos foram fascinantes.

Eis o culminar de uma fase, duma vivência, de uma formação!

Resumo

O objectivo desta investigação é apresentar alguns traços gerais sobre o fenómeno da identidade artística através do olhar constituído pela Sociologia da Arte. Sem se deter nas especificidades da linguagem artística, o foco de interesse direcciona-se no aspecto social da prática artística, à compreensão das relações de poder e de funções simbólicas que se estabelecem entre os artistas, as obras, os críticos, os marchands, o público, e as instituições envolvidas com estas pessoas e com estas obras.

O processo biográfico pode ser definido como uma construção no tempo pelos indivíduos de identidades sociais e profissionais a partir das categorias oferecidas pelas instituições socializadoras (família, escola e mercado de trabalho).

A identidade é socialmente construída por cada geração com base em posições e trajectórias mas através também das estratégias identitárias que os indivíduos atravessam.

A construção identitária adquire importância partícula no campo da formação e do trabalho, que ganhou forte legitimidade para o reconhecimento da identidade social e da identidade profissional como artista plástico.

Abstract

The objective of this article is to address a few general aspects of the phenomenon of legitimation of works of art from the stance of Sociology of Art. Artistic language particularities apart, the focus of this subject is on the social aspect of artistic practice, the relationships of power and the symbolic functions established among artists, art works, critics, art dealers, the public and the

Relacionados

  • COMISS O NACIONAL DA VERDADE
    231500 palavras | 926 páginas