Fundamentos do handball

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.

Igor Nonato Almeida Pereira

HANDEBOL

Manaus, 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.

Igor Nonato Almeida Pereira
Turma: IELT-21

HANDEBOL

Trabalho requisitado pelo professor Airton
Osório para obtenção de nota parcial em
Educação Física.

Manaus
2011

Introdução

Ohandebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, no entanto, para sua preparação adequada faz-se necessário o conhecimento dos tipos de esforço e do trabalho realizado durante sua partida.
Um esporte com duração de 60 minutos poderiam nos levar a pensar que somente uma preparação aeróbica será necessária ao bom rendimento esportivo, mas estudosmostram que tem vários outros aspectos a serem analisados, será isso que vamos conhecer no decorrer do presente trabalho.

O atleta como ser único uma perspectiva biopsicossocial.

O Atleta é um ser altamente complexo, por apresentar diversas áreas que o constitui. Basicamente podemos analisá-lo sob três ângulos: Biológico, Psicológico e Sociológico.
O Biológico é levado mais em consideração,por estar intimamente ligado com a prática esportiva. Fatores como velocidade, força, resistência aeróbica e anaeróbica, lastro fisiológico, composição corporal, predisposição genética, entre outros, são imprescindíveis para o desenvolvimento do esporte atual.
Outro aspecto importante dentro da prática esportiva é o fator Psicológico. O atleta não é composto somente de feixes de músculos, mastambém, de emoções, sentimentos e comportamentos.
E dentro da prática esportiva, alguns termos como percepção, capacidade cognitiva, personalidade, motivação e emoção, são fundamentais para que a atividade física seja realizada com êxito. O entendimento da situação, o saber agir no momento certo, o controle emocional, dentre outras perspectivas psicológicas, devem ser tratados como parte integrantedo treinamento do atleta.
O terceiro aspecto que compõem a complexidade do ser humano e do atleta em geral é o fator sociológico. As características que compõem o indivíduo socialmente influenciam diretamente no rendimento do mesmo. Fatores como o âmbito social, as relações sociais (família, amigos…), cultura (fatores adquiridos ao longo do tempo) e convívio em grupo, estão intimamenterelacionados com a prática esportiva e devem ser compreendidos para o aprimoramento da mesma.
No que diz respeito ao handebol, enquanto esporte competitivo trata-se de uma modalidade onde os aspectos técnico-táticos, a morfologia, o psicológico, as relações socioculturais e as habilidades individuais são indispensáveis.
No treinamento muitas vezes é dado muita ênfase ao aspecto biológico e aodesenvolvimento técnico-tático, e deixado à margem as características psicológicas e sociológicas que compõem o atleta. As características biopsicosociológicas, estão interligadas, se completam e depende uma da outra, o que faz do ser humano, e claro, dos atletas, Seres Humanos Únicos.
No Handebol as peculiaridades biopsicosociológicas têm extrema importância para o rendimento esportivo e desenvolvimentohumano do atleta. No esporte coletivo estes fatores são primordiais para a conquista dos objetivos individuais e principalmente dos objetivos de grupo.
Desta forma o atleta deve ser respeitado sob esta ótica, em todas as etapas de treinamento, sem que para tentar um desenvolvimento acelerado ou tardio, ultrapassem etapas primordiais para o desenvolvimento do mesmo, o que em curto prazo trazbenefícios, todavia, mais tarde demonstra-se através de um despotismo escurecido, que mascara a realidade e influencia todos os outros valores que constroem o ser humano, quer seja no esporte, ou na vida futura que o indivíduo terá.

Fundamento da Força Atlética do Handebol
Resistência
Resistência Muscular: Existem dois tipos de resistência muscular: a muscular geral e a muscular localizada.
A...
tracking img