Fundamentos de direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Direito Empresarial

1 - O que é direito?
- Conjunto de normas de conduta social impostas coercitivamente pelo Estado.
- Conjunto de regras obrigatórias que disciplinam aconvivência social humana.
- Preceitos destinados a regulamentar o comportamento humano na sociedade.

2 - Qual a distinção entre norma de conduta e norma jurídica?
NORMA DE CONDUTA está relacionada aocomportamento, a maneira de se conduzir em determinado local ou situação. São regras de convivência.
Exemplo: Obedecer à ordem de uma fila é uma norma de conduta, porém você obedece se quiser.NORMA JURÍDICA é uma regra de conduta imposta, admitida ou reconhecida pelo ordenamento jurídico.
3 - Qual a diferença entre empresário e empresa?
EMPRESÁRIO Conforme Art. 966 do código civil“considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.”.

O empresário pode apresenta-se por meio de uma sociedade, quandoexercida por uma pessoa jurídica (reunião de diversas outras pessoas) ou na condição de empresário individual (pessoa física).

EMPRESA é uma atividade de produção toda organizada, visando aomercado, circulando bens e serviços, com a finalidade de lucro.

Martins (2008, p. 173) acrescenta que o “[...] essencial em qualquer empresa, por natureza, é que ela é criada com a finalidade de seobter lucro na atividade. Normalmente, o empresário não tem por objetivo criar empresa que não tenha por finalidade lucro”.

4 – O que é e qual a função do registro público das empresas mercantis?Registro público é o registro geral onde o empresário se inscreve antes de iniciar a sua atividade empresarial e tem como finalidade, dar garantia, publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aosatos jurídicos das empresas mercantis, submetidos a registro.
O registro além de beneficiar a credibilidade do empresário comercial, protege os interesses dos que com o comerciante contrataram....
tracking img