Fundamentos de auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Salvador
2012
Paper: Fundamentos de Auditoria

Um dos papeis da administração é apresentar e divulgar demonstrações contábeis com informações importantes à opinião pública. Um dos instrumentos utilizados para confirmar se as técnicas contábeis, os procedimentos tributários e as normas regulamentadoras foram obedecidos, na construção dessas informações prestadas, é a auditoria.
Aadministração deve utilizar a auditoria para apresentar dados informativos e precisos para as tomadas decisões e de quem necessitar delas. Cabe a auditoria uma avaliação independente da posição patrimonial e as informações financeiras da instituição.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos com o objetivo da emissão de parecer sobre a aplicação adequada dosPrincípios Fundamentais da Contabilidade e a legislação especifica, visando avaliar o controle das principais áreas das empresas, buscando protegê-las contra situações propiciadoras de fraudes, simulações, desfalques, dentre outras, através de técnicas próprias.
O art. 26 da Lei 6.385/76, trata da aplicabilidade da auditoria contábil nas companhias abertas, sociedade e empresas que integram o sistemade distribuição de valores imobiliários.
Em linhas gerais o objetivo da auditoria é confirmar a veracidade das demonstrações financeiras que foram preparadas pela empresa auditada, através de exame efetuado de acordo com as normas usuais de auditoria, utilizando critérios e procedimentos que lhe traduzem provas que assegurem a efetividade dos valores aposto nas demonstrações financeiras.
Aauditoria tem como objeto o conjunto dos elementos de controle do patrimônio administrado, tais como os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
A realização daauditoria oferece proteção ao patimonio das entidades, dando maior segurança e garantia aos administradores, proprietários, fisco e financiadores do patrimônio, apresentando seguintes aspectos:
( Administrativo: reduz ineficiência, negligencia incapacidade, improbidade;
( Patrimonial: Melhor controle dos bens, direitos e obrigações que constituem o patrimônio;
( Fiscal: resguarda o patrimônio contramultas, o proprietário contra penalidades decorridas da Lei de sonegação fiscal e o fisco contra a sonegação de impostos.
( Técnico: adequa a utilização das contas, maior eficiência dos serviçõs contabeis, informações precisas e a garantia de que as escriturações e demontrações contabeis foram elaboradas de acordo com os pricipios contabeis;
( Financeiro: resguarda créditos de terceiros contrapossíveis fraudes e dilapidações do patrimônio permitindo maior controle quanto ao comprimento dessas obrigações.
(Econômico: Maior exatidão dos custos e veracidade dos resultados, defendendo interesses de investidores e titulares do patrimonio.
A filosofia da auditoria é avaliação da politica de sistema da empresa, relacionado com a adequação, comunicação, aceitação, aplicação e controle, se énecessária na situação, se contribui para atingir os objetivos da empresa, se permite assegurar a correta utilização dos recursos da empresa, tanto de natureza financeira, econômica e humana.
A base fundamental da Auditoria está ligada diretamente à contabilidade, que exerçe o principal papel na empresa, registrando e informandoos resultados das operações nos aspectos econômico-financeiros, quepode ser manipulado, objetivo de obter vantagens ilícitas ou malversação de recursos como empréstimos, aprovação cadastral, financiamentos.
Não é papel principal de um auditor detectar fraudes, mais realizando uma pericia, for descoberto alguma irregularidade, deve ser comunicado os efeitos causados, através de relatórios.
Com as mudanças na economia, os empresários necessitam de informações...
tracking img