Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto STELLA
ENTER
Agenda
Essa é a agenda que iremos mostrar durante a nossa apresentação.
- Objetivo
- Soluções
- Matriz de decisão
- Projeto
- Cumprimentos de normas e leis
- Conclusão
- Referência bibliográfica
- Cronograma
- Agradecimentos
ENTER => “tick”
ENTER DE NOVO
Objetivo

No ano de 1997 foi implantado de forma efetiva o Protocolo de Kyoto, que tem como objetivofirmar acordos e discussões internacionais para, conjuntamente, estabelecer metas de redução na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento menos impactante ao meio ambiente.
ENTER
Pensando nisso, em 2003 foi implantado no Aterro Sanitário Bandeirantes o primeiro projeto de uma Usina Termoelétrica aBiogás no Brasil, com o objetivo de eliminar o gás metano, cuja renda principal estava centrada na venda de créditos de carbono, uma vez que a tonelada deste tinha valor maior do que kW elétrico. No entanto, devido ao baixo valor da tonelada de carbono praticado atualmente pelo mercado mundial, torna-se economicamente inviável manter os créditos como fonte principal de renda.
ENTER => “tick”ENTER DE NOVO
Soluções
Considerando as questões relacionadas com viabilidade econômica, no benefício ambiental e na crescente demanda por energia elétrica, entendemos que o melhor método é a utilização mais eficiente do calor gerado pela queima do biogás na produção de energia elétrica, através do uso de engenharia básica para o desenvolvimento do projeto de uma Usina Termoelétrica.
Dossistemas de geração para Usina Termoelétrica, abordaremos os três mais utilizados:
1) Turbogeradores;
2) Motor Geradores;
3) Ciclo Combinado (Turbina Gás mais Turbina a Vapor);

ENTER

1 – Turbogeradores são turbinas a gás dedicadas a geração de energia elétrica. Este sistema é formado por um conjunto três equipamentos: compressor, câmara de combustão e turbina, propriamente dita, quesão dispostas ao longo de um único eixo. Com esta configuração é formado um ciclo termodinâmico a gás, cujo modelo ideal é denominado ciclo Brayton.
Operando em um ciclo aberto o Ar, que é fluido de trabalho, é admitido na pressão atmosférica e comprimido pelo compressor, depois aquecido pela queima do combustível e através da sua expansão impulsiona a turbina gerando trabalho no eixo.
É umsistema que tem como principais vantagens facilidade de manutenção, sem necessidade de refrigeração e emissões de poluentes baixas. E suas desvantagens estão relacionadas aos custos elevados, pelo fato de não serem produzidas no Brasil.

ENTER

2 – Motor Gerador são motores a combustão interna, dedicados a produção de energia que tem o princípio de funcionamento baseado nos Ciclos Otto e Diesel.Estes equipamentos são máquinas térmicas, que transformam a energia proveniente de uma reação química, iniciada por ignição de um combustível, em energia mecânica. No Ciclo Otto, a ignição é iniciada por uma centelha elétrica e no Ciclo Diesel por compressão da mistura de ar mais combustível.
Suas principais vantagens são: facilidade de instalação e custo mais baixo que o da turbina. Suasdesvantagens são: alta manutenção, equipamentos com baixo poder geração de energia elétrica, maior emissão de poluentes e vida útil mais curta que a turbina.

ENTER

3 – Ciclo combinado é o emprego de mais de um ciclo térmico em uma planta, ou seja, em uma única planta existem turbinas a gás e a vapor associadas. O calor proveniente da combustão presente nos gases de exaustão da turbina a gás érecuperado nos GVRCs (Geradores de Vapor de Recuperação de Calor), produzindo o vapor necessário para o acionamento da turbina a vapor. Assim, utilizando a mesma quantidade de combustível é possível gerar maior quantidade de energia elétrica, obtendo ganhos significativos no rendimento da planta. Tem como vantagens, as mesmas da turbina gás, o aumento da capacidade com o aproveitamento dos gases de...
tracking img