Fundamentos da agroecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOLOGIA
O termo ecologia (do grego oikós=casa, ambiente, e logos=estudo) utilizado pela primeira vez 0em 1866 pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel, significa estudo da casa ou estudo do ambiente e compreende o estudo das relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente em que vivem.

Elementos do ecossistema:
HABITAT
Lugar onde vivem os organismos. Ex: jardim, horta, pomar, campo, floresta,rio, manguezal, etc...
NICHO ECOLOGICO
Representa a função do organismo no ambiente. Inclui o habitat, as estratégias alimentares e reprodutivas, o modo como ele utiliza a energia e as interações com os outros organismos e com o ambiente. Ex: comer capim, dormir em ninhos construídos na copa das arvores e alimentar-se pela manha.

BIODIVERSIDADE
Entende-se por biodiversidade a variabilidade davida no planeta, em todas as suas manifestações. Além da diversidade de espécies, inclui a variabilidade genética de cada espécie, a diversidade de ecossistemas e todos os processos envolvendo seres vivos.
POPULACAO
Conjunto de indivíduos da mesma espécie encontrados em determinado ambiente. O estudo da Ecologia de populações é importante para determinar fatores que controlam crescimento e tamanhode uma população, principalmente em relação a capacidade do ambiente de sustenta-la ao longo do tempo. A aplicação dos princípios da ecologia de populações possibilitou o aumento do rendimento das culturas, pelo adensamento e arranjo das espécies cultivadas.
COMUNIDADE
Conjunto de populações de diferentes espécies, que interagem em um determinado ambiente. Populações de espécies diferentes sempreocorrem juntas e a interações entre elas determinam a distribuição e a abundancia de cada uma delas, tanto nos ecossistemas naturais como nos agroecossistemas.
As comunidades são o resultado das adaptações das espécies que a compõe aos gradientes de fatores abióticos e das interações entre as populações dessas espécies. A estrutura da comunidade é fundamental para a determinação da dinâmica e daestabilidade do ecossistema.
A seguir são apresentadas propriedades de uma comunidade:

Diversidade de espécies- numero de espécies presentes na comunidade.

Abundancia relativa-numero de indivíduos de cada espécie em relação ao total da comunidade.

Espécie dominante- a que causa maior impacto ao ambiente. A dominância pode ser determinada pela abundancia relativa, pelo tamanho pelo papelecológico, ou pela combinação de quaisquer desses fatores, Ex: uma arvore grande, em um jardim, é a espécie dominante, pois causa mais impacto do que as outras plantas, embora não seja a espécie mais abundante.
Estrutura vegetativa- conjunto de espécies que compõe a vegetação de uma determinada área. Quando as espécies que compõe a estrutura vegetativa tem a mesma forma de crescimento, o conjunto formadopor elas recebe nomes especiais, como floretas, capoeira, campo, etc.
Estrutura trófica- conjunto das relações alimentares, incluindo produtores, consumidores e decompositores. As relações tróficas são fundamentais no manejo de pragas e de doenças em agroecossistemas.
Parasitoides
Os parasitoides são insetos que matam seus hospedeiros por parasitismo. Eles são letais e dependem do hospedeiro apenasnos estágios jovens, vivendo livres e independentes quando adultos. Normalmente, parasitam espécies maiores do que eles e consomem o corpo do hospedeiro antes de entrar no estagio de pupa (estado intermediário entre a larva e o estado adulto). Podem se localizar dentro ou fora do corpo do hospedeiro.
Os parasitoides podem ser especialistas (desenvolvem-se em apenas uma espécie de hospedeiro) ougeneralistas (desenvolvem-se em varias espécies de hospedeiros).

Parasitoides
Os parasitoides são insetos que matam seus hospedeiros por parasitismo. Eles são letais e dependem do hospedeiro apenas nos estágios jovens, vivendo livres e independentes quando adultos. Normalmente, parasitam espécies maiores do que eles e consomem o corpo do hospedeiro antes de entrar no estagio de pupa (estado...
tracking img