Meio ambiente urussanga sc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1 – Meio Físico

Quanto ao meio físico abordam-se as características do clima, da geomorfologia, geologia, o solo, recursos hídricos superficiais e subsuperficiais.

3.1.1 – Clima Regional

O clima da região é Mesotérmico do tipo temperado; a máxima intensidade pluviométrica ocorre no verão, enquanto a precipitação mínima ocorre no inverno. As temperaturas mais elevadas ocorrem nos mesesde dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto as temperaturas mais baixas ocorrem nos meses de junho e julho.

O clima da região carbonífera é caracterizado pela ação de massas de ar intertropicais quentes e massas polares frias, sendo as últimas responsáveis pelo caráter mesotérmico do clima, de efeito acentuado, porém atuando em ondas esparsas, que são dominadas parcialmente pelas massasintertropicais - “Tropical Atlântica” de ação complementar. As oscilações da frente polar que atingem o território catarinense durante todo o ano, imprimem sobre o seu clima dois aspectos característicos, a instabilidade do tempo e a elevada pluviosidade no decorrer do ano.
se enquadra no clima do grupo C - mesotérmico, uma vez que as temperaturas médias do mês mais frio estão abaixo dos 18 C° e acima de3 C° e neste grupo, sem estação seca distinta, pois não há índices pluviométricos mensais inferiores a 60 mm.

3.1.1.1 - Pluviometria
A Figura mostra a precipitação total anual na estação da Epagri em Urussanga, nos últimos 10 anos e a comparação com as médias histórica e do período.

Figura 3.2: Precipitação total anual na estação da Epagri em Urussanga-SC.

Esta figura apresentagraficamente os seguintes dados:
  | ·    Precipitação Total Anual Média do Período: 1706 mm;
·    Precipitação Total Anual Média Histórica: 1577 mm; |

O regime pluviométrico da região pode ser definido da seguinte maneira: os meses de setembro a março representam as maiores médias mensais, e os meses de abril a agosto representam as médias mensais menores.

3.1.1.2 – Temperatura

Asinformações referentes a temperatura são provenientes da Estação Pluviométrica de Orleans e Urussanga. As temperaturas medias mais elevadas foram registradas para os meses de janeiro (23,8ºC) e fevereiro (23,4ºC), podendo chegar na casa dos 40°, e a média mais baixa no mês de julho 14ºC.

Os meses de temperatura mais elevada são dezembro, janeiro e fevereiro, os meses mais frios são junho, julho e agosto. Atemperatura média anual nas estações meteorológicas foram 18,3ºC e 19ºC respectivamente e, a diferença entre a temperatura de verão e a de inverno está em torno de 10ºC.

Balanço éolicos Anual

As velocidades médias diárias (a 10 metros do solo) de ocorrência situam-se entre 0,6 e 4,1 m/s (2,0 e 14,8 Km/h), sendo considerados calmarias os períodos de não registro de velocidade peloanemômetro.

A direção predominante dos ventos é nordeste com 14,9 % das ocorrências e em segundo lugar de sudeste com 12,4 % das ocorrências. O período de calmaria perfaz 49,3 %.
A porção está inserida na unidade geomorfológica denominada Depressão da Zona Carbonífera Catarinense, de acordo com a compartimentação geomorfológica proposta pelo IBGE (1986), para o estado de Santa Catarina.tóricas relativasao vento.

3.1.3.1 – Geologia Regional

A área estudada está inserida na bacia hidrográfica do Rio Araranguá, onde afloram rochas sedimentares e vulcânicas que constituem a seqüência da borda leste da Bacia do Paraná e sedimentos inconsolidados que constituem a Planície Costeira ou formam depósitos aluviais atuais. O principal rio que banha a cidade de Urussanga é o Rio Urussanga e seusafluentes são: Rio Maior, Rio Carvão, Rio Deserto, Rio Caeté, Rio Barro Vermelho e Rio América. Embora esses rios tenham sido altamente poluídos pelas atividades das mineradoras. O embasamento cristalino regional (não aflorante) é composto de rochas granitóides tardi a póstectônicos.

Nesta porção do Estado situa-se a Serra do Rio do Rastro, onde, em 1908, White definiu a consagrada Coluna...
tracking img