Fundamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O FUNDAMENTALISMO DE JOÃO PAULO e BENTO


(Texto publicado na revista 'Caros Amigos' de maio 2005, p. 12-13 )
Na missa celebrada na basílica de São Pedro em Roma, no dia 18 de abril pp., o então cardeal Ratzinger declarou aos colegas cardeais prestes a entrar em conclave para eleger um novo papa: Nós estamos indo em direção à ditadura do relativismo que não reconhece nada comodefinitivo e que tem como maior valor o ego e os desejos de cada um 1. Alguém poderia dizer, com igual pertinência: A igreja católica está indo em direção a um fundamentalismo que não reconhece nada como relativo e que tem como maior valor a preservação do poder da instituição, acima dos desejos de cada um .
Acontece que o católico não se reconhece fundamentalista. As autoridades eclesiásticasafirmam defender a verdadeira doutrina e guiar o povo na direção certa: Nós devemos guiar o rebanho de Cristo (palavras do cardeal na mesma missa). Portanto, não são fundamentalistas. Fundamentalistas são os outros.
Neste artigo, não pretendo pegar a lança e investir contra moinhos vaticanos. Quero, tão somente, analisar algumas orientações básicas do longo pontificado que passou, bem como dopontificado que desponta, uma vez que já se pode dizer algo a partir de declarações e posturas do cardeal recentemente eleito. Orientações papais costumam incidir poderosamente no comportamento de pessoas e instituições num país como o Brasil, onde há milhares de paróquias católicas disseminadas por todo o território nacional, além de hospitais, centros sociais e educativos. Palavras provenientes damais alta autoridade católica influenciam e, por vezes, determinam decisões públicas neste país. A igreja forma nossos filhos e filhas em escolas, colégios, faculdades e universidades católicas. Orienta a moral, influencia a opinião pública. Marca a vida nacional, queiramos ou não. Por conseguinte, avaliar o pontificado de João Paulo II e prognosticar sobre o novo pontificado é importante, não sópara católicos, mas para todos os cidadãos e cidadãs que vivem neste país.
Existe desde muito, nos setores mais esclarecidos do catolicismo, a convicção de que a igreja não compreende a sociedade. Essa convicção levou o papa João XXIII a convocar, na década de 1960, uma assembléia geral de todos os bispos do mundo, chamada Concílio Vaticano II ou, simplesmente, Vaticano II. Esse Concíliotentou sensibilizar o velho instituto católico, cheio de entulhos medievais e caracterizado por um autoritarismo que contrastava de forma flagrante com valores modernos como tolerância, liberdade religiosa, direitos humanos, opinião pública, democracia, abertura para os valores do corpo, da subjetividade e da sexualidade. Até certo ponto, João XXIII conseguiu seu intento. Ele tinha uma real visãomundial e conseguiu transmitir essa visão a muitos bispos.
Todavia, os setores tradicionalistas nunca simpatizaram com o Vaticano II e se aproveitaram da morte do papa Paulo VI, um seguidor tímido de João XXIII, para retomar o comando da máquina vaticana elegendo o cardeal Karl Wojtyla como papa João Paulo II. As palavras de ordem que marcaram o início desse pontificado eram duras: ‘retornar àgrande disciplina', ‘voltar às verdades eternas', ‘não fazer novas experiências', ‘obedecer sem discutir'. Ou seja, trabalhar segundo os fundamentos estabelecidos desde séculos, sem contestar sua validade. O papa conseguiu que essas orientações fossem aceitas ou, pelos menos, não abertamente contestadas por bispos e sacerdotes pelo mundo afora.
Essa postura fez com que o papa perdesse excelentesoportunidades. Em primeiro lugar, ele não conseguiu compreender a extraordinária geração de bispos que atuava na América latina na época em que ele chegou ao poder. Figuras de irradiação continental foram Leônidas Proaño no Ecuador, Mendez Arceo no México, Oscar Romero em El Salvador e Hélder Câmara no Brasil. A lista de bispos excepcionais no Brasil da mesma época é igualmente impressionante:...
tracking img