Fundamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO E ORIGEM DA PALAVRA FUNDAMENTALISMO E SUAS VARIAÇÕES. 5
1 Definição...................................................................................... ......5
2 Origem da palavra “Fundamentalismo” 6
3 Variações do Fundamentalismo 8
CAPÍTULO II - ALGUNS MOVIMENTOS TEOLOGICO QUE PRESCEDERAM O FUNDAMENTALISMO NO CONTEXTO HISTORICO 10
1Contexto Histórico 10
2 Pietismo 11
3 Iluminismo 11
4 Schleiermacher e a Teologia Liberal 12
CAPÍTULO III - EM DEFESA DA FÉ 15
1 Fundamentalismo e a defesa da fé 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

Introdução

Neste breve trabalho de pesquisa, discorreremos sobre o fundamentalismo, no que diz respeito ao seu surgimento e o seu desenvolvimento no decorrerda história.
Notamos que o “Fundamentalismo”, em nosso século, assume uma característica de fanatismo, e fanatismo é incapaz de dialogar, pois torna seus adeptos em escravos que negam, condenam e julgam todos os que os questionam. Assim podemos afirmar que as correntes fundamentalistas só podem ser decifradas com referências aos processos de modernização que elas combatem, tendo tendência inicialno fundamentalismo da religião judaica, islâmica.
Veremos também que o termo “Fundamentalismo” é utilizado por vários segmentos da sociedade na defesa daquilo que acreditam de maneira radical, ser fundamental para suas idéias. O que é determinante para garantir a continuidade de suas organizações.
A utilização do mesmo teve inicio no meio protestante por volta da terceira parte do século XIX,como veremos logo abaixo, segundo a definição do dicionário Aurélio.

[1]SM Tendência conservadora de certos meios protestantes que só admitem uma interpretação literal das Escrituras e se opõem ao movimento ecumênico. / Tendência de alguns adeptos de uma religião de retornar ao que consideram como fundamental ou original. / Grande movimento dentro do protestantismo nosE.U.A. &151; O movimento tenta preservar o que considera serem as idéias básicas do cristianismo, contra as críticas dos teólogos liberais.
(http://www.dicionariodoaurelio.com/Fundamentalismo 26/09/2010)

Em oposição ao fundamentalismo protestante, surge o protestantismo liberal; que na sua exegese traz uma imagem moderna da sagrada escritura, aceitando conceitos científicos einterpretações do mundo moderno.

CAPÍTULO I
DEFINIÇÃO E ORIGEM DA PALAVRA FUNDAMENTALISmo E SUAS VARIAÇÕES.

1 Definição
Barr[2], afirma que a definição da palavra fundamentalismo não é fácil de ser dado através de simples conceito. Até mesmo os movimentos sociais e religiosos não são capazes de definir em poucas palavras. Entretanto, o que tem sido oferecido é uma descrição e não umadefinição.
Antes, a definição simples que encontramos do fundamentalista, fala que este, é o que examina a bíblia de forma literal, bem como, toda e qualquer doutrina ou prática social que busca seguir determinados “fundamentos” tradicionais, geralmente baseados em algum livro sagrado ou práticas costumeiras.
Pois bem, para alicerçar uma base para o entendimento do fundamentalismo, começamos com oreconhecimento que há algo no qual, muitos ou maioria dos cristãos percebe ou classifica como fundamentalismo. A maioria dos cristãos classifica o fundamentalismo pelas seguintes características:

1) A ênfase de absoluta na inerrância das escrituras sagradas, e a ausência de qualquer tipo de erro (infalibilidade);
2) Uma forte aversão da teologia moderna e dos métodos, resultados e implicaçõesdo estudo moderno crítico da bíblia; e
3) A certeza que aqueles que não compartilham os seus pontos de vista ou pontos doutrinários não são de fato cristãos.

De maneira simplória podemos afirmar que o “Fundamentalismo” é a obediência e a aceitação incondicional das Escrituras
Ressaltamos que as considerações acima não são todas as características daquele que pratica o fundamentalismo,...
tracking img