Fruto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRUTO

É a estrutura que representa o último estágio do desenvolvimento do gineceu fecundado ou partenocárpico; compreende o pericarpo e as sementes (Barroso et al., 1999).
O fruto é o resultado do amadurecimento do ovário, garantindo a proteção e auxiliando a dispersão das sementes surgidas após a fecundação. Ocorre exclusivamente nas Angiospermas.
No sentido morfológico, não apenas aquelasestruturas conhecidas como "frutas" (maçã, laranja, etc.), mas também as conhecidas como "legumes"(feijão, ervilha, etc.) e "cereais"(arroz, milho, etc.) são frutos. Os frutos são importantes na classificação botânica por possuírem uma estrutura muito constante.
Formação: A partir da fecundação, inicia-se o desenvolvimento da semente, através de uma série de transformações no saco embrionário eoutros tecidos do óvulo. A parede do ovário desenvolve-se em PERICARPO, o qual é formado por 3 camadas : exocarpo (epicarpo), mesocarpo e endocarpo. Alguns frutos, como a banana (Musa) e o abacaxi (Ananas comosus) podem formar-se sem fecundação prévia e portanto, nesse caso, não possuem sementes. São chamados frutos PARTENOCÁRPICOS.

Partes do fruto:

O fruto é constituído por duas partesfundamentais: o fruto propriamente dito, ou pericarpo (originado da parede do ovário) e a semente. De um modo geral,
três camadas podem ser distinguidas num fruto: o epicarpo que o reveste externamente, o mesocarpo que é a parte mais desenvolvida dos frutos carnosos (geralmente é a porção comestível), e o endocarpo, a
camada que reveste a cavidade do fruto, sendo geralmente pouco desenvolvida e, muitasvezes, de difícil separação.

Classificação:

FRUTOS SIMPLES: derivados de um único ovário de uma flor. Podem ser secos ou carnosos, uni a multicarpelares, deiscentes ou indeiscentes. Os deiscentes abrem-se quando maduros .Já os indeiscentes não se abrem.

DEISCENTES INDEISCENTES


FONTE: www.oguialegal.comFONTE:www.nucleodeaprendizagem.com.br

Frutos simples secos (deiscentes):

abrem-se espontaneamente para liberarem as sementes.Apresentam o pericarpo pouco desenvolvido, contendo pequena quantidade de água.


Aristolochiaceae
Frutos simples secos indeiscentes:

são frutos que não se abrem espontaneamente para liberarem assementes.

Asteraceae

Frutos carnosos :

são aqueles, nos quais a parededo ovário aumenta em espessura após a polinização e a subseqüente fertilização. Nesses frutos os pericarpos
são bem desenvolvidos e, pelo menos em parte,parenquimatosos e suculentos.


Persea americana Mill– Lauraceae Solanum lycopersicum L. – Solanaceae

FONTE: onebeggarsbread.wordpress.com

Frutos múltiplos:

O fruto múltiplo é originado do desenvolvimento do gineceu aporcápico de uma flor. Incluem-se entre esses frutos não só os que se originam de um típico gineceu apocárpico,por exemplo,os frutos:Livre, cupuliforme e estrobiliforme.
Unidades:frutíolos(deiscentes ou indeiscentes)
Ex.: Annonaceae, Tiliaceae, Malvaceae, crassulaceae, Rutaceae,Apocynaceae.etc.

FRUTOS COMPOSTOS
Resultam da concrescência dos ovários das flores de uma inflorescência. Um exemplo bem conhecido é o abacaxi (Ananas comosus-Bromeliaceae), que consiste de uma quantidade de bagas partenocárpicas, acrescidas dasbrácteas suculentas e do eixo da inflorescência. O fruto do abacaxi recebe o nome especial de serose.

Ananas comosus (Bromeliaceae) Artocarpus integrifolia L(Moraceae)
http://www.cdpara.pa.gov.br(abacaxi)
www.obrigado-brasil.nl/userimages/graviola.jpg(jaca)
Pseudofruto (simples)

Formam-se do pedúnculo ou receptáculo de uma só flor. O pistilo é composto de dois ou mais carpelos, o...
tracking img