Fronteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos Epistemológicos da Geografia
Teleaula 1
tutoriahistoriaegeografia@grupouninter.com.br

Prof. Laércio de Mello

A Organização do Espaço Geográfico

Metodologia do Ensino de História eGeografia

 Aula 1 - A organização do espaço geográfico  Aula 2- Geografia e linguagens  Aula 3 – O estatuto epistemológico da geografia  Aula 4 - Geografia, pósmodernismo e globalização

Organizaçãoda Disciplina

 Aula 1 - Segundo Roberto Lobato Corrêa: “Como a geografia objetiva o estudo da sociedade? Ou seja, qual é a objetivação da Geografia que, sem deixar de ser uma ciência social,distingue-se da História, (...)

(...) à transformação da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro, minas, voçorocas, parques nacionais, shopping centers etc. Essas obras do homem são as suasmarcas apresentando um determinado padrão de localização que é próprio a cada sociedade (...)

(...) Organizadas espacialmente, constituem o espaço do homem, a organização espacial da sociedade ou,simplesmente, o espaço geográfico. Resumindo, o objeto da Geografia é, portanto, a sociedade, (...)

1

(...) e a Geografia viabiliza o seu estudo pela sua organização espacial (...) Em outraspalavras, a geografia representa um modo particular de se estudar a sociedade.”
(CORRÊA, 1998)

 Para Lefebvre (1992 [1974]), (social)”.

“o espaço (social) é um produto

 Esse espaço compreende asresumido ao espaço físico

relações sociais e não pode ser

 Lefebvre afirma que a natureza não produz, ela cria; somente o homem é capaz de produzir através do trabalho  Para Lefebvre (1992, p. 70), anatureza “provê recursos para uma atividade criativa e produtiva” desempenhada pelo homem

 O espaço social para Lefebvre (1992, p. 32) contém dois tipos de relações a partir das quais o homeminterage/modifica a natureza: “1. as relações sociais de reprodução, isto é, as relações biopsicológicas entre os sexos e entre os grupos etários, (...)

(...) junto com a organização específica da família...
tracking img