Inteligencia artifical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Artificial
O conceito de inteligência artificial é difícil de ser definido. O máximo que se pode chegar, seria um sistema ter a inteligência equiparável a de um humano. Ou seja, além de resolver problemas, o sistema deve aprender e evoluir sozinho, utilizar a linguagem humana e apresentar idéias originais.
Embora isso esteja muito longe de acontecer, existem máquinas e sistemasque desempenham razoavelmente bem esse papel em atividades específicas, como é o caso de um computador de xadrez.
O sistema inteligente funciona de maneira similar ao seres humanos. Ele capta a informação externa através de um sensor e armazena. Logo após os dados recém coletados são comparados com os dados coletados anteriormente ou pré-programados. Então, são feitos vários cálculos para verificarqual a ação com mais chances de sucesso.
O maior desafio da inteligência artificial é entender como o cérebro humano funciona, pois mesmo as ciências ligadas ao assunto como a neurociência e psicologia não evoluíram ao nível de responder plenamente a essa questão.
Existem também regras que não permitem deixar que um sistema se torne mais inteligente que um humano, por motivos muitas vezeslevantados por obras de ficção científica, como o domínio da espécie humana pelas máquinas. Por outro lado, sistemas inteligentes podem auxiliar em áreas como a medicina, na diminuição de erros médicos, em cálculos para encontrar a cura de doenças, na exploração de planetas, e resoluções de problemas matemáticos complexos.

Aplicação da inteligência artificial

Embora ainda não tenha chegado aonível desejado, a IA é bastante aplicada nos dias de hoje. Seja no campo educacional, de pesquisas, comércio ou entretenimento, já temos tecnologias que fazem bom uso desses sistemas, embora, como já citado anteriormente, de maneira específica a um determinado assunto.

Planejamento
Planejar envolve raciocínio, decisões com base na lógica. Um sistema inteligente possui a vantagem de criar ashipóteses de forma muito mais rápida que o ser humano. Por exemplo, em jogo de xadrez, o computador pode analisar milhares de jogadas possíveis em poucos segundos, e escolher qual delas possui maior chance de sucesso. O computador ainda consegue prever jogadas posteriores, além de organizar a informação recolhida de modo a poder utilizá-la no futuro.

Visão Computacional
Com o auxílio dainteligência artificial e de sensores ópticos, sistemas computacionais ou robôs conseguem captar informações através de imagens. Um exemplo dessa técnica é no uso de reconhecimento facial. Outro exemplo são robôs mandados em missões espaciais, que com o auxílio da visão computacional consegue se manter “vivos” em outros planetas, além de aprender sobre materiais desconhecidos.

Sistemas periciais ouagentes inteligentes
Os sistemas periciais conseguem simular o comportamento cognitivo de peritos humanos a partir de um problema específico. Eles conseguem planejar, analisar hipóteses, e prever o resultado das ações que irão tomar.

Fala
Existe no mercado, sistemas capazes de reconhecer e reproduzir a fala humana. O primeiro tipo é bastante usado por operadoras de telefonia e lojas que fazendoo atendimento de ligações de modo automático. Outro exemplo é o sistema implementado no youtube, que reconhece o áudio e exibe a legenda do que está sendo, que apesar de estar em fase beta e só funcionar para o idioma inglês, funciona relativamente bem. No caso de sistemas que reproduzem a fala temos o tradutor do Google, que recebe e reconhece um texto e o reproduz em forma de fala.

VideoGames
Os jogos eletrônicos são os maiores utilizadores de recursos de inteligência artificial na área de entretenimento. Os desenvolvedores tentam simular não só o comportamento cognitivo humano, como também de animais e seres que só existem na da ficção. Qualquer jogo que possui algum personagem não jogável se utiliza da inteligência artificial. Um exemplo de jogo onde a jogabilidade depende...
tracking img