Freud e avatar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA POLÍTICA I
Aluno: Fernando Vinicius Chafim Bernardo;
“O que o cinema mostra não é somente um outro mundo, o do sonho e do irreal, mas nosso mundo mesmo transformado num misto de real e imagem-cinema, um real fora-do-cinema submetido ao molde do imaginário-cinema. Ele produz sonho e realidade, uma realidade remodelada pelo espírito cinema, mas de maneira nenhuma irreal. Se permite aevasão, ela também convida a refazer os contornos do mundo. Oferece uma visão de mundo: o que chamamos de cinevisão” (LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A Tela Global. 2009, p. 304).

Dentre as mercadorias culturais vendidas no ano de 2010, Avatar representa a maior delas no campo cinematográfico. Seu faturamento é de longe o maior do ano, mesmo não sendo o maior ganhador do prêmioOscar. James Cameron profundo conhecedor da indústria cultural conseguiu mostrar o essencial para o senso comum, isto é, a diferença. Sua ficção é notoriamente uma demonstração do desenvolvimento tecnológico no cinema. Mas o interessante para este trabalho será a teoria contida no filme, que tenta através de seu arcabouço imaginário capturar, criticar a sociedade atual em que vivemos e,consequentemente, propor uma transformação a partir de seu exame. Ambas fundadas sobre uma concepção da ordem natural e simbólica.
O filme Avatar pretende implicitamente mostrar que a civilização vive uma vida desvairada. E através da sociedade dos Navis aspira estabelecer um modo de vida exemplar no qual os sintomas estariam superados, tanto que o personagem principal do filme, Jake afirma “não hánada que a gente tenha, que eles [Navis] queiram”. Além disso, nota-se que não existem problemas nos Navis, eles são felizes, entronizados à floresta e aos seres viventes. Ou seja, ao retornar à floresta, o filme diz que se encontra a felicidade. Esta teoria, portanto, impregna um argumento obviamente ecológico.
A parte explícita do filme é um combate ideológico e maniqueísta entre oscientistas, do bem, contra os militares, do mal, ou através duma personificação, entre a diplomacia contra a autocracia. E neste diálogo, a teoria do filme pretende apresentar uma crítica à política de guerra norte-americana e aos interesses capitalistas, como sendo eles os responsáveis pela destruição do planeta Terra e dos males da nossa civilização.
Para examinar esta teoria que ofilme Avatar alvitra, serão analisadas algumas categorias instituídas por Aristóteles em passagens dos livros Política e Ética a Nicômacos e, com isso, serão apresentados alguns conceitos freudianos e lacanianos, no qual, pretendem-se adequados para mostrar que a teoria proposta por Avatar é ineficaz no que se propõe.
Ao ler o livro Política de Aristóteles, é possível notar que seuobjetivo inicial é defender a idéia de que a cidade é um bem, com todas as suas partes, mas sempre contrastando com seus predecessores e contemporâneos. Aliás, aqui a um ponto de concordância com Freud. Visto que ambos concordam que a cidade, símbolo da civilização é um bem para os seres humanos, pois sem ela, para Freud o homem estará irrestrito à suas pulsões e isto é destrutivo. Já para Aristóteles, ohomem sem a civilização é o pior de todos os homens, o animal selvagem no sentido dos monstros dos escritos de Homero. Enquanto à Avatar, está presente implicitamente uma eliminação da civilização, um retorno completo à floresta e isto é impossível pelo fato do homem ser um animal político.
Para defender suas idéias filosóficas, Aristóteles adotou o que podemos denominar de doismétodos filosóficos interdependentes que são: 1) o método genético e o 2) método cosmológico. O método genético busca explicar os conceitos através de sua origem e o método cosmológico pressupõe a harmonia das diferenças, a finalidade na qual cada coisa foi feita para realizar e que ela é o seu bem maior e sua natureza. Por exemplo, no filme é possível notar alguns argumentos cosmológicos tais como a...
tracking img