Jogos e psicologia: grand theft auto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA
O trabalho final de Psicologia I consiste na análise e descrição da importância de fatores psicológicos presentes em fenômenos da área de Comunicação Social. Sabendo disso, o nosso grupo optou por relacionar estes fatores psicológicos aos games, e o game escolhido foi o Grand Theft Auto: San Andreas.
Escolhemos trabalhar com o tema games por notarmos que os jogos virtuaispossuem enredos que cada vez mais se aproximam da realidade cotidiana e conseqüentemente acabam simulando aspectos presentes na vida do jogador. Acreditamos que este tema é interessante de ser estudado visto que, ao estar simulando fenômenos presentes na sua realidade, o jogador acaba realizando no jogo o que não tem a possibilidade de realizar na vida real. Com o GTA: San Andreas não é diferente.Neste game individual o jogador é responsável por controlar um personagem comum, sem poderes especiais. O que torna o jogo interessante de ser estudado é a liberdade que o avatar controlado pelo jogador tem. No enredo do jogo é possível que o jogador faça diversas coisas que na realidade logo seriam reprimidas pela lei vigente na sociedade como roubar carros, agredir e matar pessoas, dirigir demaneira desordenada a uma velocidade extrema, entre outras coisas.
O interessante de utilizar este game no trabalho é a possibilidade de relacioná-lo com o conteúdo aprendido em sala de aula. Aspectos presentes no nosso pré-consciente e inconsciente determinados por Freud, o mecanismo de repressão ou recalque que administra estes pensamentos do ser humano e também o segundo modelo do aparelhopsíquico proposto por Freud, são assuntos que podem ser relacionados à maneira como o jogador realiza as ações no game.

DESCRIÇÃO DO FENÔMENO
O fenômeno escolhido pelo nosso grupo para a realização do trabalho final de Psicologia I foram os games. E dentro do universo dos games, optamos por relacionar aos fatores psicológicos, o jogo Grand Theft Auto: San Andreas, mais conhecido pela abreviação GTA.O GTA: San Andreas é um jogo de ação e aventura direcionado para jovens adolescentes do sexo masculino. Foi lançado nos Estados Unidos em 26 de outubro de 2004, como a quinta edição da série Grand Theft Auto. Primeiramente era possível de ser jogado apenas pelo Play Station 2, mas posteriormente foi convertido para outros eletroeletrônicos capazes de reproduzir jogos como o XBOX e o MicrosoftWindows.
A trama do jogo é ambientada no início da década de 1990, se passa no estado americano fictício de San Andreas, e se desenvolve em torno do avatar de um jovem personagem controlado pelo jogador. Este jovem é membro de uma gangue e retorna para a sua cidade natal após descobrir a morte de sua mãe. Ao decorrer do jogo, este avatar controlado pelo jogador aos poucos descobre o que estápor trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece sua gangue e obtém suas próprias aventuras nos negócios. A rotina deste jovem consiste na realização de missões pré-estabelecidas no jogo, porém o jogador possui total liberdade para realizar ações que seriam proibidas por lei na vida real, como roubar carros, adquirir armas, agredir e matar pessoas e se envolver em problemas coma polícia. Com esta liberdade, o jogador acaba se entretendo mais com estas ações ilícitas do que com as missões propriamente ditas, então comete estes delitos de maneira deliberada e na maior parte do período em que está jogando.
Antes de seu lançamento o Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos jogos mais aguardados e comentados no ano de 2004. Quando foi lançado correspondeu completamente àsexpectativas dos jogadores que estavam ansiosos pelo novo jogo da série GTA. Isto pôde ser comprovado pelas grandes notas atribuídas pela crítica deste fenômeno e pelo gande número de jogadores que se tornaram fiéis a este game.
ARTICULAÇÃO PRÁTICO-TEÓRICA
Nos conteúdos estudados nas aulas de Psicologia I neste terceiro semestre do curso de Comunicação Social, conhecemos diversos fatores...
tracking img