Freud, piaget e wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud

Sigmund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Império Austríaco. Estudou medicina na Universidade de Viena, especializou-se em neurologia. Durante muito tempo trabalhou na elaboração da psicanálise, sendo considerado “o pai da psicanálise”. Seu método psicanalítico consistia em estabelecer relações entre tudo aquilo que o paciente lhe mostrava, desdeconversas, comentários feitos por ele, até os mais diversos sinais dados do inconsciente (método de livres associações de idéias) bem como a interpretação de sonhos.
Estabeleceu o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente. Logo após, chegou à conclusão de outro aparelho psíquico: o id, ego e superego, onde id é o inconsciente; o ego, o consciente e osuperego funciona como uma censura( ligada à moralidade). Freud estava especialmente interessado na dinâmica destas três partes da mente. Descreveu duas pulsões (energias inatas) antagônicas: Eros (pulsão sexual com tendência à preservação da vida), e Tanatos (pulsão que levaria à morte ou segregação de tudo que é vivo). Afirmou sobre a existência de uma sexualidade infantil e acreditava que odesenvolvimento psicossexual ocorreria em etapas, de acordo com a área na qual a libido estaria mais concentrada: fase oral (criança coloca tudo na boca); fase anal (produção individual: fezes da criança); fase fálica (descobre-se que o corpo dá prazer) e fase genital (descobre-se que o corpo de outra a pessoa dá prazer).
Elaborou a Teoria do complexo de Édipo, que seria o primeiro investimentoobjetal da libido que ocorreria no progenitor do sexo oposto, onde a criança (por exemplo, um menino) passa a amar a mãe e a experimentar um sentimento antagônico de amor e ódio com relação ao pai. O menino percebe então, que tanto o amor vivido com a mãe, como o ódio vivido com o pai são proibidos e o complexo de Édipo é finalizado com o surgimento do superego, com a desistência da criança comrelação à mãe e com a identificação do menino com o pai.
Graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre o corpo e a mente (o que não acontecia nas ciências biológicas nessa época). A teoria psicanalítica não ficou somente presa ao âmbito da medicina e das ciências biológicas, pois Freud, desde afundamentação da sua teoria, relacionou o pensamento filosófico ao pensamento neurológico ampliando suas fontes de conhecimento em grandes campos do saber.
Freud teve coragem de levar para dentro dos círculos intelectuais a questão da sexualidade em todos os seus sentidos e cogitou a influência que os instintos sexuais atuam nos comportamentos humanos. Na educação, a teoria psicanalista buscouformular interpretações, problematizando, assim o excesso de poder e de repressão que o processo educacional atua nos indivíduos, levantando a hipótese de que várias histerias que acontecem em nossa civilização estão ligadas aos tempos em que a criança está desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social. Chegou até a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido à subjetividadeinconsciente de cada pessoa.
Atualmente, muitas críticas têm sido feitas ao método psicanalítico, porém, por mais que a ciência moderna avance, muitos dos conceitos estruturadores da psique humana e os resultados obtidos pela aplicação do método continuam melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas. A revolução promovida por Freud abriu caminhos para estudos que antigamente se encontravam emum plano imaginário e a criação de um método clínico a serviço do diagnóstico e tratamento de doenças da psique é um fato sem igual em toda a história da ciência.

Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um epistemólogo suíço. Ficou muito conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente...
tracking img