Fresamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo
O objetivo desta aula prática (aula prática nº06), da disciplina de Processos De Usinagem Dos Materiais, realizada no Laboratório de Mecânica da Escola de Engenharia de Piracicaba, é mostrar aos alunos o funcionamento da fresadora e suas ferramentas (fresas) através da usinagem de um sextavado usando o cabeçote divisor e de um canal (rasgo de chaveta).

2. IntroduçãoA fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, realizados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro movimento é o da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.


É o movimento da mesa damáquina ou movimento de avanço que leva a peça ate a fresa e torna possível a operação de usinagem.


[pic]

Figura 2.1 – Processo de fresagem
(Prof. ANTONIO FERNANDO GODOY. Ferramentas de Usinagem. Piracicaba, 2011. 57p.)

O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de giro do dente da fresa. É o chamado movimento discordante. Quando o movimento da peça é no mesmosentido de movimento do dente da fresa, é chamado de movimento concordante.
A fresadora presta-se para usinar diversas superfícies planas, destacando-se pela rapidez, pois a fresa é uma ferramenta multicortante.
1. Fresadora


São maquinas que realizam a operação de Fresamento. Desde que apareceram (ano de 1918) ate hoje, tem apresentado uma evolução construtiva notável que permiteuma faixa muito ampla de operações. As fresadoras, para alcançar o maior rendimento, devem ter uma arquitetura que as torne sólidas, porque o mandril porta-fresa é submetido a esforços notáveis de torção, pois a ferramenta (fresa) ataca, com suas arestas cortantes, um amplo arco de material (cavaco) na superfície das peças. Tais esforços variam também com a intensidade, segundo uma freqüência quepode redundar em vibrações danosas para a máquina, se esta não for suficientemente robusta.
Uma das principais características da fresadora é a realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares,elípticas, fresagem emformas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e precisão.
[pic]
Figura 2.2 – Exemplo de uma Fresadora
(Prof. ANTONIO FERNANDO GODOY. Tipos de Maquinas e Ferramentas. Piracicaba, 2011. 52p.)


2. Classificação


As máquinas fresadoras são classificadas, geralmente, de acordo com a posição do seu eixo-árvore (fixação da fresa) em relação à mesa de trabalho (fixação da peça). Em relação aoeixo-árvore são classificadas em horizontal (paralelo à mesa), verticais (perpendicular à mesa) e universais (com dois eixos-árvore: horizontal e vertical).

1. Fresadora Horizontal

O eixo-árvore ocupa a posição horizontal, paralela à superfície da mesa da máquina. A peça é presa num divisor ou numa morsa, podendo se deslocar em qualquer eixo horizontal (x, y).

2. FresadoraVertical


O eixo-árvore ocupa posição vertical, perpendicular à superfície da mesa da máquina. A peça pode se deslocar nas coordenadas x e/ou y em relação à ferramenta, sua fixação também pode ser através de um "divisor" ou de uma "morsa". É usada na usinagem de peças de grandes dimensões.


| |


3. Fresadora Universal


É a máquina mais versátil, chamada assim porquepermite que sejam efetuados diversos tipos de trabalhos diferentes. Essa versatilidade deve-se a seus acessórios especiais: cabeçote universal, eixo porta-fresa, cabeçote divisor e contra ponta, mesa circular, aparelho contornador e mesa inclinável. A peça pode ser deslocada em qualquer eixo, x, y e z, e ainda pode sofrer rotações nos sentidos horárias e anti-horárias simultaneamente aos...
tracking img