Freebsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sistemas Operacionais
Tema: FreeBSD

História

O FreeBSD surgiu a partir do 386BSD , mais exatamente de um patchkit (pacote de correção de erros) do 386BSD. Na época, o 386BSD era considerado um bom BSD, mas que estava enfrentando alguns problemas graves na questão de manutenção das atualizações do sistema.
Então, um grupo formado de responsáveis pelo desenvolvimento destepatchkit ( Nate Williams, Rod Grimes e Jordan Hubbard ) resolveram levá-lo ao conhecimento do mantenedor do projeto, Bill Jolitz , para que com estes pacotes fosse possível atualizar o sistema de forma bastante prática.Mas para a surpresa do trio, Bill Jolitz não viu com bons olhos as intenções dos desenvolvedores, retirando apoio ao projeto bem como nenhum planejamento futuro para o desenvolvimento dosistema.
Todos estes acontecimentos dataram pelos anos de 1992 e 1993, sendo que neste último ano realmente podemos considerar que o FreeBSD foi concebido pelos antigos desenvolvedores do patchkit do 386BSD.
Sendo assim o FreeBSD (nome sugerido por David Greenman), nasce para
continuar um trabalho de base já realizado no 386BSD. E como uma das metas do
projeto era justamente divulgar um poucomais o sistema que na época era praticamente desconhecido, resolveram entrar em negociações com Walnut Creek CdRom.
Na época poucas pessoas possuíam conexões com a Internet e até pelo fato da grande rede estar engatinhando, a grande jogada era realmente distribuir o FreeBSD em CD. De fato a Walnut aceitou a distribuir o CD com o FreeBSD, e fez algo a mais, muito válido que certamente ajudou oFreeBSD a ser o que é hoje, que foi o fato de disponibilizar uma máquina dedicada e uma boa conexão com a Internet.
Realmente o feito realizado pela Walnut abriu as portas para o FreeBSD, pois na época a Internet era muito usada pelos meios acadêmicos, possibilitando a rápida propagação do conhecimento do projeto do FreeBSD.
O FreeBSD foi lançado oficialmente em CD e na Internet em dezembro de1993,
baseado no 4.3BSD-Lite, conhecido como Net/2. Na época a versão denominava-se FreeBSD 1.0, tendo como base muitos componentes do 386BSD e da Free Software Foundation.
Segundo os autores do projeto o sucesso foi bastante empolgante, fazendo com que em maio de 1994 surgisse o FreeBSD 1.1.Mas, nem tudo é conto de fadas no desenvolvimento do FreeBSD. Na época, existia um processo judicialenvolvendo a Novell e a U.C Berlekey sobre a fita do Net/2.Muitos pedaços do código fonte do Net/2 que na época eram a grande base do FreeBSD , tinham como proprietária a AT&T, esta comprada pela Novell.Sendo assim, a solução encontrada foi retirar todos os trechos de propriedade da Novell do sistema e refazer todos os setores do sistema que ficaram órfãos . Mas mesmo assim, ainda foi lançada umaversão do FreeBSD, a 1.1.5.1.
Ainda neste tempo foi lançado o 4.4BSD-Lite, sendo um BSD com todos os
códigos envolvidos em decisões legais, retirados do sistema. Este fato deixou este BSD muito incompleto para tornar-se realmente utilizável.
E nesta atmosfera de códigos incompletos, é que o FreeBSD ganha força, tendo
grande parte do sistema renascida , pois esta é a melhor forma de demonstrara difícil situação desta época.
Já em dezembro de 1994, sai a versão 2.0 do FreeBSD. Como de costume sua principal fonte de distribuição foi o CD, mas a Internet também ajudou muito a
disseminar a nova versão do sistema. Caiu nas graças do público mesmo com seus
incontáveis problemas, e em Junho de 1995 sai a versão 2.0.5.Segundo os desenvolvedores do projeto, a partir de agosto de 1996 oFreeBSD
2.1.5 passa a ser utilizado em provedores de Internet e no ramo corporativo. A partir daí o seu desenvolvimento começa a tornar-se mais organizado, surgindo o ramo 2.1-STABLE.
Em Fevereiro de 1997 a série 2.1-STABLE tornou-se completa, abrindo caminhos para o desenvolvimento do ramo 2.2. Mas um pouco antes, em novembro de 1996 já eram iniciados os trabalhos para o desenvolvimento desta nova...
tracking img