Perguntas rotineiras1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas rotineiras (Laboratório)

1)Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seumédico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
2) Até aspirina altera resultados de exames?
Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena,Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4 - um dos hormônios da tiróide.
3) Por que a Aspirina não consta na listagem de medicamentosinterferentes para o exame Tempo de Protrombina?
Porque ela não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados através deste teste. A Aspirina age no sistema da coagulação, apenas como antiagregante das plaquetas.
4) Novalgina também interfere em alguns exames?
Sim, no de creatinina. O uso de remédios contendo dipirona - a Novalgina é um deles - pode fazer com que o resultado dacreatinina dê mais baixo do que o real, dependendo do método utilizado. Por isso, ao fazer esse exame, que avalia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores.
5) Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais?
Sim, pois elas também atrapalham certos exames.Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interferenos testes de agregação plaquetária.
6) E fumar antes de fazer exame, tudo bem?
De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?
Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar sealguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínasséricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?
Alguns, sim. Por exemplo, os de trigliceride e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriaissão padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.
Por que o esforço físico interfere no exame Glicemia?
A glicemia reflete a quantidade de açúcar no sangue que, por sua vez, é uma fonte de energia de rápidoaproveitamento pelo organismo. Dessa forma, sempre que o organismo precisar de mais energia - esforço físico, stress - por exemplo, há alterações importantes nas velocidades de produção e consumo de açúcar. A maioria das vezes em que se faz exames de dosagem de glicemia, queremos saber como está o nível basal, pois o valor de referência diz respeito a esta situação. Portanto, a pessoa deve estar o mais...
tracking img