Freebsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução:

O FreeBSD é um sistema operativo gratuito que tal como o Linux, Windows, MacOS etc., lhe permite correr programas no seu computador. Este programa é destinado à profissionais com prévia familiaridade em ambiente Unix e sistemas de informação baseados em redes TCP/IP. O contato do profissional com FreeBSD pode ser de superficial ou nulo à intermediário. São abordados tópicosintrodutórios, de níveis básicos, até abordagem intermediária e avançada; durante o treinamento são revisados conceitos básicos de Unix, abordado com detalhes expressivos noções históricas e essenciais do ambiente Unix, e em especial de linhagem BSD Unix. O modelo de desenvolvimento do FreeBSD, a filosofia por trás do Código Aberto e do Software Livre, instalação racional e projetada, manutenção eaperfeiçoamento de servidores, sistemas e serviços FreeBSD são o objetivo principal do treinamento, destacando sempre as capacidades e particularidades do sistema operacional.

2 Objetivo:
O objetivo do Projeto FreeBSD é oferecer um software que possa ser utilizado para qualquer finalidade e sem obrigações anexadas à esse código.
3 Fabricantes.
As principais decisões relacionadas ao ProjetoFreeBSD, como os objetivos e direção geral do projeto, e quem tem permissão para adicionar código à árvore de código, são tomadas por um grupo central (core tem) composto de 9 pessoas. Existe um grupo muito maior, composto de mais de 200 desenvolvedores, denominados committers, que tem autorização para fazer alterações diretamente na árvore de código do FreeBSD.
4 História do FreeBSD:
BSD é asigla para Berkeley Software Distribution. Trata-se de uma criação feita por estudantes na Universidade da Berkeley, da Califórnia, para aprimorar e acrescentar algumas funcionalidades ao sistema operacional Unix. A ideia inicial foi sofrendo mudanças rapidamente. Tantas que chegou a um ponto onde o BSD virou, praticamente, um novo sistema operacional. Em livros e artigos sobre BSD é comum citarem ofato de que houve um período em que apenas 6 arquivos do Unix eram usados. Estes, rapidamente foram substituídos e inevitavelmente o BSD virou um sistema operacional independente. O FreeBSD surgiu a partir do 386BSD, mais exatamente de um patchkit (pacote de correção de erros) do 386BSD.•.
Então, um grupo formado pelos responsáveis pelo desenvolvimento deste patchkit (Nate Williams, Rod Grimese Jordan Hubbard) resolveu levá-lo ao conhecimento do mantenedor do projeto, Bill Jolitz, para que com estes pacotes fosse possível atualizar o sistema de forma bastante prática. Mas para a surpresa do trio, Bill Jolitz não viu com bons olhos as intenções dos desenvolvedores, retirando apoio ao projeto bem como nenhum planejamento futuro para o desenvolvimento do sistema.
Todos estesacontecimentos dataram pelos anos de 1992 e 1993, sendo que neste último ano realmente podemos considerar que o FreeBSD foi concebido pelos antigos desenvolvedores do patchkit do 386BSD. Na época poucas pessoas possuíam conexões com a Internet e até pelo fato da grande rede estar engatinhando, a grande jogada era realmente distribuir o FreeBSD em CD. De fato a Walnut aceitou a distribuir o CD com o FreeBSD,e fez algo a mais muito válido que certamente ajudou o FreeBSD a ser o que é hoje, que foi o fato de disponibilizar uma máquina dedicada e uma boa conexão com a Internet. Realmente o feito realizado pela Walnut abriu as portas para o FreeBSD, pois na época a Internet era muito usada pelos meios acadêmicos, possibilitando a rápida propagação do conhecimento do projeto do FreeBSD. O FreeBSD foilançado oficialmente em CD e na Internet em dezembro de 1993, baseado no 4.3BSD-Lite, conhecido como Net/2.
Segundo os autores do projeto o sucesso foi bastante empolgante, fazendo com que em maio de 1994 surgisse o FreeBSD 1.1. Na época existia um processo judicial envolvendo a Novell e a U.C Berlekey sobre a fita do Net/2. Muitos pedaços do código fonte do Net/2 que na época eram a grande base...
tracking img