Fraturas na coluna por mieloma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fratura na coluna vertebral por mieloma múltiplo: correlação entre sobreviva e índices de Tomita e Tokuhashi

O miolema múltiplo (câncer nos ossos) é o crescimento anormal das células ósseas maisfreqüentes na coluna vertebral. As complicações mais comuns do MM são hipercalcemia, dor óssea e fraturas em ossos do esqueleto apendicular (ossos da coluna vertebral, crânio, costela e esterno) eaxial. O comprometimento vertebral nas metástases e no MM prejudicam não só a função mecânica de sustentação da coluna. Mas também a qualidade de vida de vida desses pacientes, em decorrência da presençado quadro doloroso ou lesão neurológica associada.
Em razão do grande índice de doenças e óbitos em uma população, destas lesões, discute-se qual o melhor tratamento nestes pacientes. Foramutilizados os índices de expectativa de vida após a doença TOMITA e TOKUHASHI com intuito de auxiliar na escolha do tratamento nos portadores de metástases, mas ainda faltam estudos sobre aplicabilidade destesíndices em pacientes portadores de mieloma múltiplos diagnosticados por meio de mielograma, incluindo pacientes portadores de fratura patológica por MM na coluna identificada por radiografia,tomografia axial computadorizada ou ressonância magnética.
Resultados da avaliação de TOKUHASHI e TOMITA: A primeira avaliação tem o objetivo de ver a condição geral do paciente, seus órgãos e metástasesnos ossos. Com base nesses resultados é feita a opção de tratamento com a previsão da evolução dos tratamentos.No final do estudo 12 pacientes estavam vivos.São necessários mais estudos para adefinição de uma estratégia adequada para o tratamento destes pacientes, sem deixar de lado o fato de que a conduta frente a estes casos tão graves é, acima de tudo, individualizada caso a caso. Mesmo com asadaptações feitas para possibilitar a inclusão do MM nestes escores e, provavelmente até por causa destas, nenhum dos escores provou ser estaticamente significante para a determinação as sobreviva...
tracking img