Tumores osseos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tumores Ósseos
André Rosenfeld

Atualmente, a grande preocupação dos imaginologistas não está com os tumores primários, mas sim com os metastáticos.
Para se estudar os tumores ósseos, algumas considerações devem ser feitas para que possamos fazer um diagnóstico diferencial preciso.
A primeira delas é a faixa etária. Observamos que até o 1o.ano de vida, há uma maiorprobabilidade da lesão ser uma metástase de neuroblastoma. O Sarcoma de Ewing, que é prevalente na primeira década de vida (1-20 anos), dificilmente acomete crianças abaixo de um ano. O osteossarcoma acomete a faixa etária entre a 1a e segunda décadas de vida (10-30 anos). Já os tumores benignos com osteoma, osteoma osteóide, osteoblastoma, encondroma, osteocondroma podem acometer adolescentes e adultosjovens. Na fase adulta temos o tumor de células gigantes, que só aparecem após o fechamento das cartilagens de crescimento. Em faixas etárias mais elevadas há uma maior superposição de lesões como reticulossarcoma, fibrossarcoma, linfossarcoma, metástases, mieloma múltiplo.
Dentre os princípios gerais para avaliarmos a lesão óssea, temos primeiro se a lesão é única ou múltipla. A maioriadas lesões múltiplas são secundárias (metastáticas). Algumas lesões benignas, como a displasia fibrosa, podem ser múltiplas, sendo assim chamada de Doença de Albright. Outras são a osteocondromatose e a encondromatose. Dentre os malignos podemos ter o osteossarcoma multicêntrico, que é raro e tem diagnóstico diferencial com metástases e a forma poliostótica do sarcoma de Ewing. Dentre as lesõeslíticas múltiplas, temos o Mieloma Múltiplo que tem diagnóstico diferencial muito difícil com implantes ósseos.
Outro fator é tipo de osso envolvido pela lesão tumoral, onde vemos que lesões do esqueleto axial e extremidades proximais, como fêmur e úmero, são mais sugestivas de metástases e reticuloses. Um dado importante para nossa análise é que os vasos que nutrem o osso penetram pela regiãometafisária, sendo nessa região que as células chegam primeiro e que o sistema reticuloendotelial é mais ativo, sendo por isso a metáfise o local mais acometido por essas patologias. Em relação às vértebras, o mesmo fenômeno ocorre com os pedículos (local por onde é feita a irrigação das vértebras), sendo esta região a primeira a observarmos alterações quando do acometimento metastático. Uma outraregião muito comum de lesão óssea é o joelho e quadril, onde osteoma osteóide, osteocondroma, encondroma, TCG, osteoblastoma, condroblastoma podem ocorrer. Lesões em falanges podem ocorrer na tuberculose, metástase de carcinoma de pulmão, cisto ósseo aneurismático, encondromatose. Outras têm preferência por costelas, como displasia fibrosa, plasmocitoma, encondroma, sarcoma de Ewing,osteossarcoma.
A posição dentro do osso também é muito importante. Se ele é central ou excêntrico. O fibroma não-osteogênico, que é tipicamente uma lesão cortical é excêntrico. Já os encondromas são centrais. O TCG é excêntrico e epifisário. O condroblastoma também é epifisário.
Tumores ósseos dificilmente ultrapassam a barreira epífise-metafisária. O único que o faz é o TCG.
Os tumoresde origem cartilaginosa são de localização central, porque estes crescem na região medular. A exceção é feita ao osteocondroma.

Em relação à natureza da lesão, estas podem ser osteolíticas, mistas ou osteoblásticas. Os tumores osteogênicos normalmente são osteoblásticos e osificam (calcificação osteóide). Aparecem como uma opacidade nebulosa, amorfa e homogênea. Já os tumorescartilaginosos calcificam (calcificação condróide), tendo aspecto pontilhado, nodular, anelar, em pipoca. Então veremos que o osteossarcoma leva a neoformação óssea, enquanto que o condrossarcoma é predominantemente osteolítico (pode ser misto).
O aspecto das margens da lesão também deve ser analisado. Lesões com margem bem circunscrita, definida, com um fino halo esclerótico tende a ser de evolução...
tracking img