Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I

1 - INTRODUÇÃO
O papel desempenhado pelas empresas de pequena dimensão é fundamental para assegurar o desenvolvimento e a estabilidade da economia da maioria dos países.

No Brasil segundo Souza, este segmento da economia é composto por 3,5 milhões de empresas que, representam 98,3% do total de empresas registradas, respondendo por 20,4% do Produto Interno Bruto e por 59,4% damão-de-obra do País.

A existência de indivíduos conhecidos como empreendedores é a condição básica para o surgimento de novos empreendimentos. Estes são os agentes responsáveis pelo desencadeamento e condução do processo de criação de unidades produtivas. Os empreendedores através de sua ação inovam e desenvolvem o universo empresarial permitindo, que o fluxo e desenvolvimento da economia sejacatalisado.

No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que, o sucesso de um empreendimento está relacionado com atributos e comportamentos de seus empreendedores. No caso de empresas de pequena dimensão, as características individuais firma. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, a debilidade e o vigor são também os do empreendedor. A personalidade do empreendedorconfigurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da nova firma".

Diversos trabalhos empíricos demonstram esta afirmação e confirmam que, mesmo em regiões com grandes diferenças sócio-econômicas, as similaridades entre os empreendedores são muito grandes.

Segundo Silva, alguns estudos realizados pelo SEBRAE (Sistema de Apoio às Micro e pequenas Empresas) demostram que o índice demortalidade das micro empresas é bastante elevado, chegando a 80% em dois anos.

Devido ao importante papel exercido pelas empresas de pequena dimensão no Brasil, faz-se necessário um entendimento sobre os aspectos que contribuem para o sucesso ou fracasso que, sirvam para sustentar instrumentos que ampliem e melhorem o entendimento a respeito deste fenômeno.

1.1 - OBJETIVOS DO TRABALHOEmbora se aborde com frequência o tema sucesso e fracasso de empresas de pequena dimensão brasileiras, e muito se opine sobre o assunto, constata-se que faltam estudos e pesquisas que analisem a fundo esta questão.

Sabe-se entretanto, que não se está diante de uma tarefa simples, pelo contrário, as informações teóricas citadas nos capítulos que se seguem, demonstram o quanto o assunto é vasto eabrangente.

Da constatação de que o sucesso ou fracasso dos empreendimentos está relacionado com aspectos comportamentais de seus empreendedores, este trabalho propõe-se a estudar os aspectos relacionados ao êxito de empresas de pequena dimensão, focalizando o principal agente deste processo, o empreendedor.

Para tanto, faz-se necessário primeiramente, elaborar um modelo que explique ocomportamento humano de forma genérica e, a partir deste, descrever quais características que diferenciam os empreendedores de sucesso.

Estas características são verificadas através da aplicação de um questionário com empreendedores Catarinenses.

De maneira geral, pretende-se ampliar o nível de conhecimento a respeito da relação entre o empreendedor e as empresas de pequena dimensão, visandooferecer contribuições e subsídios para futuros estudos.

1.2 - JUSTIFICATIVA
Este estudo se justifica por uma série de razões que demonstram a importância desempenhada pelas empresas de pequena dimensão em nosso País, dentre as quais pode-se citar:
• As empresas de pequena dimensão representam novas fontes de emprego.
• Constituem-se em novas unidades geradoras de impostos com capacidade deampliar aoferta de produtos para o consumidor.
• Estimulam a concorrência de preços e qualidade, por meio de suas respectivas atuações no ambiente empresarial, entre outros.

Apesar da importância desse assunto, constata-se que existe no Brasil uma carência de estudos especialmente dedicados a compreender o fenômeno de criação de empresas de pequena dimensão e a figura do empreendedor....
tracking img