Frank gilbreth (1868-1924)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frank GILBRETH (1868-1924) – Frank Gilbreth nasceu numa família de fazendeiros e muito cedo tornou-se órfão de pai, o que o obrigou a começar a trabalhar aos 17 anos como aprendiz de pedreiro. Essefato associado a uma tendência pela mecânica, de certa forma, determinou seu desenvolvimento profissional.
Dez anos depois já era o superintendente da empresa em que começara a trabalhar e haviaaprendido muito sobre a indústria da construção civil. Preocupado com a redução de custos de mão-de-obra numa atividade que usa intensivamente o trabalho, Gilbreth notou que cada trabalhador tinha umamaneira diferente de assentar tijolos. Imaginou que uma delas deveria ser a mais eficiente e, analisando os movimentos, inventou vários processos técnicos que aumentavam a produti¬vidade no assentamentode tijolos.
Essas descobertas foram registradas no livro Bricklaying System (O Sistema de Assentamento de Tijolos), 1909. Com estas contribuições, tornou-se membro da Asme (American Society forMechanical Engineers), onde conheceu Gantt e Taylor. Em 1911, publicou Motion Study (Estudo de Movimentos), no qual analisa e mensura todos os movimentos de um trabalhador necessários para a realização deuma tarefa com a intenção de eliminar todos aqueles considerados redundantes ou supérfluos.
A tarefa de assentar tijolos numa construção chegou a ser tão simplificada pelo método de Gilbreth que os16 movimentos anteriormente necessários foram reduzidos para apenas 4. O resultado final é que os trabalhadores de sua empresa passaram a assentar 2.700 tijolos por dia, cansando-se menos, enquantoem média os trabalhadores de outras empresas assentavam apenas 1.000, cansando-se mais.
O interessante dessa análise é que Gilbreth não se limitou ao trabalhador, mas se estendeu também ao ambientede trabalho, à disposição física (lay-out) dos locais de trabalho e às ferramentas e instrumentos utilizados. Esses estudos de movimentos levaram Gilbreth a criar os Therbligs, denominação dos 17...
tracking img