Frank bunker gilbreth, lillian moller

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frank Bunker Gilbreth
Nasceu em 1868, em Fairfield, Maine, iniciou-se como aprendiz de ladrilheiro, trabalhou como engenheiro em Nova York City e tornou-se um construtor de sucesso em Boston (1895-1911).
Começou a fazer observações sobre movimentos com 27 anos de idade, quando trabalhava como superintendente em uma empresa de construção.
Sempre interessado, Frank inventoudispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento.
Acompanhou Taylor no seu interesse pelo esforço humano como meio de aumentar a produtividade. O movimento da administração cientifica iniciado por Taylor promoveu uma atmosfera de investigação e pesquisa – embora inicipientes – paradeterminar o melhor meio, em substituição a mera imitação ou ao palpite. Gilbreth partiu do principio de que a administração cientifica deve ser baseada em medições reais e não em opiniões pessoais, o que era comum na época. O seu objetivo básico deve ser a eliminação do desperdício, procurando atingir os fins da empresa com o menor dispêndio necessário de tempo e de esforço. Tendo isso em vista, aadministração cientifica, no que concerne ao trabalhador, procura eliminar movimentos, desnecessários, desordenados e ineficientes. Da noção de desperdício de esforço, materiais, tempo, etc., Gilbreth chegou a noção mais ampla de desperdício social.
Iniciando-se no negócio da construção civil, Gilbreth observou que os operários utilizavam três diferentes conjuntos de movimentos para assentar tijolos:um conjunto para ensinar a pessoa a assentar tijolos, um segundo conjunto para trabalhar em ritmo lento e um terceiro para trabalhar em ritmo rápido. Verificando-se essas e outras variações nos padrões de movimento utilizados pelos pedreiros, Gilbreth passou a estudar os movimentos e as ferramentas usadas e passou a desenvolver métodos procurando determinar a melhor maneira de trabalhar. Evoluntariamente, deu inicio a uma busca que iria consumir toda a sua vida e a de sua esposa. (Casou-se em 1904 com Lillian Moller).
Foi o responsável pela introdução do estudo de tempos e movimentos dos operários como técnica administrativa básica para a racionalização do trabalho, aplicando inicialmente os métodos de Taylor, passando depois a desenvolver suas próprias técnicas.
A eficiênciae minimização de movimentos eram exemplos do que Gilbreth perseguia.
Frank Gilbreth morreu em 14 de junho de 1924 em Montclair, Nova Jersey, de problemas cardíacos.

Lillian Moller

Nasceu em 1878 em Oakland, Calif, era engenheira americana, superando os preconceitos contra as mulheres, que eram predominantes na época, Lillian obteve os títulos de Bacharel e Mestre.
Depois decasada com Frank Gilbreth, adotou o nome Lillian M. Gilbreth.
Possuidora de invulgar formação em psicologia e administração desenvolveu uma série de estudos e obras, nos quais considera o empregado como um indivíduo cuja produtividade depende muito mais da sua atitude, das oportunidades e do ambiente físico, do que propriamente do uso correto de métodos e de equipamentos ideais.
Abordou além deestudos sobre fadiga e movimentos, o trabalho como meio de produção do bem estar individual de cada operário.Ensinou em vários colégios: Purdue, Bryn Mawr, Rutgers e Newark College of Engineering, etc. Foi a primeira mulher eleita na Academia Nacional de Engenharia.Serviu como conselhereira dos presidentes: Roosevelt, Eisenhower, John Kennedy.
Morreu em 02 de Janeiro de 1972 em PhoenixArizona.

O casal Frank Gilbreth e Lillian M. Gilbreth

Em 1911 fundaram uma empresa de consultoria e juntos alcançaram grande prestigio internacional como engenheiros consultores para instalações industriais privadas e publicas (1910-1924), especialmente por inovarem processos construtivos.
Em 1912, eles enfatizam o estudo dos movimentos, em detrimento do estudo de tempos, que era a...
tracking img