Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Um blog com conteúdo livre sobre melhoria contínua, qualidade e produtividade!
Autores
* Carlos Silva
* Fernando Ferrari Fernandes
27/04/2012http://qualidadeprodutividade-fernando.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html
Nascido em Fairfield, Maine, e filho de John Hiram e Martha Bunker Gilbreth, Gilbreth não recebeu educação formal além do ensino médio.Ele começou como pedreiro, tornou-se um empreiteiro, um inventor, e evoluiu para engenheiro de gestão. Eventualmente se tornou um palestrante ocasional da Universidade Purdue, que atualmente abriga seuspapéis e manuscritos. Casou-se com Lillian Evelyn Moller em 19 de outubro de 1904 em Oakland, Califórnia, e juntos eles tiveram 12 filhos, 11 dos quais sobreviveram. Seus nomes eram Anne, Mary(1906-1912), Ernestine, Martha, Frank Jr., William, Lillian, Frederico, Daniel, John, Robert e Jane.
Gilbreth descobriu sua vocação quando, como um empreiteiro jovem, ele procurou maneiras de tornar otrabalho do pedreiro (seu primeiro comércio) mais rápido e fácil. Esta vocação cresceu em colaboração com a sua esposa, Lillian, que estudou os hábitos de trabalho e fabricação de funcionários deescritório em todos os tipos de indústrias para encontrar maneiras de aumentar a produção e tornar seu trabalho mais fácil. Ele e Lillian fundaram uma empresa de consultoria de gestão, a Gilbreth, Inc., comfoco em tais empreendimentos.
Gilbreth serviu no Exército dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial. Sua tarefa era encontrar meios mais rápidos e eficientes de montagem e desmontagem de armaspequenas. De acordo com Claude George (1968), Gilbreth reduziu todos os movimentos da mão a um conjunto de 17 movimentos básicos. Gilbreth nomeou os movimentos de therbligs, que nada mais é do que Gilbrethsoletrado de trás para frente. Ele usou uma câmera de cinema que foi calibrada em frações de segundos para observar os mínimos movimentos efetuados pelas pessoas. Os 17 therbligs de Gilbreth são:...
tracking img