Frango de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, foi possível observar mudanças no macroambiente mundial como a abertura e a globalização dos mercados. No Brasil, em especial, a abertura das importações e a estabilização da economia impulsionou o acirramento da competitividade interna, em razão da abertura às importações e da entrada de toda uma sorte de produtos a preços menores e de qualidade superior. Aestabilização da economia pôs em xeque os ganhos financeiros oriundos do mercado especulativo e demandou esforços das empresas, direcionados à obtenção de lucros por intermédio de ganhos produtivos.
A carne de frango, cada vez mais presente nas refeições dos brasileiros, apresentou nos últimos anos uma grande expansão de sua produção, que deixou de ser uma carne nobre destinada exclusivamente àsclasses superiores para estar hoje difundida em todas as classes. Essa evolução, que de certa maneira até pode estar relacionada ao sucesso do desenvolvimento tecnológico e mercadológico que a cadeia produtiva da carne de frango sofreu.
Baseando-se na estratégia de parceria ou integração entre agroindústria e produtores, as empresas da produção avícola de corte, fizeram investimentos namodernização ao longo da cadeia produtiva aperfeiçoando a logística, otimizando desde a distribuição de pintos de um dia e das rações aos produtores até a entrega do produto no varejo ou nos portos para exportação.
Neste sentido, este artigo propõe-se a avaliar a apropriação de valor bruto por parte dos principais agentes econômicos tais como produtor granjeiro, indústria de abate e frigorificação evarejista envolvidos na cadeia.

1 PANORAMA E DESENPENHO DA CADEIA AVÍCOLA

A criação de aves para o abate teve na historia recente da economia brasileira um aumento de abates significativo, que esta intimamente ligada ao avanço tecnológico e principalmente a criação na esfera industrial que marginalizou a chamada avicultura tradicional. Segundo Sorj (1982), o marco inicial da aviculturaindustrial foi na década de 50, época na qual começou a substituição da antiga avicultura comercial que tivera iniciado nos anos 20 e 30. Naquela época tiveram início muitos estudos sobre a melhor exploração da atividade. De acordo com o IPARDES (2002), os grandes frigoríficos que detinham a hegemonia na época no processo extensivo, cederam lugar sobretudo para os grupos que conseguiam dominar anova integração de grãos e carnes brancas e cuja origem era o comercio de grãos. - como Cargil e ConAgra. Tal processo industrial dependia minimamente das condições naturais externas, o que resultava em um processo de produção de aves muito similar à um sistema de produção industrial propriamente dito, dada a previsibilidade de sua produção.
Os primeiros indícios da integração do setor no Brasilocorrem no inicio da década de 60. De acordo com Castro Junior (2003) a partir do início dos anos 60, surge no sul do país, uma avicultura integrada contratualmente. Esta estratégia de integração conduz as empresas a algumas vantagens como, por exemplo, ganho de qualidade na matéria prima, abastecimento constante, redução dos custos industriais nas operações de abate, padronização da carcaça,dentre outras. Estas empresas integradoras poderiam repassar parte do custo da crise aos produtores enquanto as empresas tradicionais, baseadas em relações de hierarquia com o produtor, estariam mantendo ocioso um montante muito alto em capital fixo para o avicultor. Algumas vantagens apontadas para a mudança no sistema de trabalho seriam, maior produtividade, redução dos custos de produção e maiorrentabilidade, formação de um plantel básico de reprodutores de alto valor zootécnico, garantia de comercialização da produção com conseqüente diminuição de seu risco. Segundo Sorj (1982), dado o caráter da estrutura agrária, formado por pequenos produtores disponíveis e em condições sociais que não apresentavam outras opções, as empresas integradoras impuseram muito facilmente suas formas de...
tracking img