Fatos historicos que desenvolveram o modo de produção e a sociológia como ciência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia LICENCIATURA
rosângela lourenço de santana

fatos históricos que desevolveram o modo de produção capitalista e a sociológia comociência

Maceió
2010

rosângela lourenço de santana

fAtos históricos que desenvolveram o modo de produção capitalista e a sociológia como ciência

Trabalho apresentado ao CursoPedagógia Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociológia da Educação.

Prof. Okçana Battini

Maceió
2010

INTRODUÇÃO


Os acontecimentos quepossibilitaram o desenvolvimento do Modo de Produção Capitalista é datado historicamente no final do século XVIII e inÍcio do século XIX com o surgimento de grandes transformações socieconômicas conhecidascomo Revolução Industrial na Inglaterra e Revolução Francesa.
A Revolução Industrial na Inglaterra foi marcada pela introdução da produção manufatureira e da produção industrial já a RevoluçãoFrancesa é conhecida pela centralização política, ou seja, enquanto uma pequena minoria usufruia dos benefícios oferecidos pela nobreza, a maioria da população francesa vivia na miséria, alimentando comseus trabalhos e seus imposto, a desigualdade predominante.
Deste modo as Revoluções Industriais provocaram a separação entre os trabalhadores, consequentemente os meios de produção impõem odomínio do capital na sociedade, na ecônomia, na ciência e na política. Implicam na supremacia dos burgueses possuidores de capital, assim as Revoluções Industriais na Europa fazem o mundo burguês,constituindo portanto a revolução burguesa.
Sendo assim, percebe-se que a Revolução Industrial e a Revolução Francesa trouxeram condições de sobrevivência economica, política e social, novas para o mundoeuropeu.
Embora estes dois acontecimentos tenham trazido várias consequências para a população européia, seu principal mérito foi o de possibilitar a formação do Modo de Produção Capitalista...
tracking img