Fhtm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com uma sólida fundamentação histórico-crítica, a argumentação do autor (conhecido ensaísta de filiação marxista) percorre os principais documentos do Serviço Social, analisando-os na sua estruturainterna e na vincu;ação com o processo histórico-social e político-ideológico vivido pelo país no pós-64. Conjugando dialeticamente história, política e cultura, José Paulo Netto oferece uma panorâmicainclusiva – e extremamente provocadora – dos caminhos e desccaminhos do Serviço Social no Brasil da modernidade. Um texto severo, um livro combativo, uma obra polêmica.
Segundo José Paulo Neto eleaborda o que me chamou mais atenção foi sobre a questão da profissão em si. Abaixo te envio.. se servir!
“Com o golpe militar de abril de 1964, instaurou-se no país a ditadura militar, abafandotodas as oposições contrárias ao regime. Mesmo diante do quadro moldado na sociedade, novamente movido pelas contradições, surgiu no bojo da profissão o Movimento de Reconceituação, contrário ao ServiçoSocial tradicional de caráter eminentemente positivista. Impossibilitado de questionar-se socialmente, devido às manifestações e críticas de caráter social, político e econômico que estavam proibidas,o Serviço Social questionou-se metodologicamente (Neto, 1991).
No final do século XX e início do século XXI, podemos perceber, diante dessa análise, que os termos dessa questão foram alterados; houveuma evolução qualitativa nas produções teóricas desenvolvidas, mas o problema de legitimidade da profissão permanece em aberto, incluindo outros que foram surgindo com as diferentes demandas sociais(Neto, 1996).
Sobre a legitimidade da profissão, coloca-se ainda uma outra questão: áreas de intervenção, tradicionalmente legitimadas para o Serviço Social, estão acessíveis a outras áreas, onde osprofissionais desempenham papéis e tarefas junto com os assistentes sociais, pondo em xeque essa legitimidade anteriormente alcançada. A Psicologia Social, Sociologias Aplicadas, Administração de...
tracking img