Fotointrerpretacao

311 palavras 2 páginas
Motive-se ou Desista

Motivação - ter motivos que impulsionam a realizar algo. Eis uma palavra de importância capital em qualquer carreira. A pessoa motivada tem entusiasmo que, por sua vez, libera todas as energias individuais disponíveis e leva à maior inteligência, maior criatividade, maior facilidade de comunicação, enfim, melhora tudo. O problema é que alguns eventos costumam ameaçar e às vezes comprometer a motivação. Exemplos: um fracasso, ainda que pequeno, uma informação que leve a uma visão negativa de si mesmo, uma crítica mal colocada por alguém, um problema que parece intransponível etc. Não há receitas mágicas para recobrar o nível de motivação, mas alguns recursos podem ajudar. Exemplo de três maneiras usualmente eficientes de lidar com essa queda no nível motivacional:

Afastamento temporário - Ao afastar-se da base de operações a pessoa passa a ver tudo "à distância" e portanto de modo diferente. Daí, vê a real dimensão do evento desmotivador - usualmente insignificante em comparação com o contexto. O ideal é afastar-se para um lugar interessante, onde você encontre fontes de prazer.

Reposicionamento - Consiste em fazer uma avaliação objetiva dos fatos, buscar a valorização dos feitos e qualificações pessoais, reduzindo o peso relativo do evento desmotivador. Como é baseado na reflexão, esse processo pode causar um pouco mais de desconforto e os resultados tendem a demorar um pouco mais.

Esquecimento - Como o evento desmotivador alimenta-se da lembrança, que tal afastá-lo todas as vezes que ele vier à mente? Toque a vida em frente sem ficar remoendo e isso terá mais ou menos o mesmo efeito que o afastamento temporário.

O importante é sempre compreender que se você está desmotivado o problema é seu. Sim, pois você é que vai pagar caro por isso. Assim, é melhor não esperar que os outros venham a solucionar o problema. O negócio é arregaçar as mangas e ir à

Relacionados