Formol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Drenagem Linfática
Desde a criação da técnica de drenagem linfática manual pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, em 1936, vários adeptos passaram a difundi-la, tornando-a um dos principais pilares no tratamento do linfedema. Tal técnica basesou-se na longa experiência adquirida por Emil Vodder e sua esposa com técnicas de massagem em Cannes, RivieraFrancesa. Eles observaram que muitas pessoas apresentavam quadros gripais crônicos nos quais se detectava um aumento dos linfonodos na região cervical. Obtiveram a melhora desses quadros com determinados tipos de movimento de estimulação física (massagem) realizados na região envolvida. A partir dessas observações, desenvolveu-se a técnica de drenagem linfática manual, com a sistematização dealguns tipos de movimentos e orientação do sentido de drenagem (VASCONCELOS, 2004).
Em 1936, a técnica foi publicada em Paris, e, a partir dessa divulgação, vários grupos assimilaram esses conceitos, que são utilizados até os dias atuais. Inicialmente, a técnica foi divulgada nos congressos de estética, sendo realizada por esteticistas, biólogos e outros profissionais adeptos. Nos últimos anos, coma incorporação da drenagem linfática manual como parte importante do tratamento do linfedema, os médicos passaram a estimular sua pratica por parte de fisioterapeutas e outros profissionais afins, como terapeutas ocupacionais e enfermeiros (VASCONCELOS, 2004).
Dente os médicos que iniciaram a utilização da técnica, destacam-se os trabalhos de Asdonk, em 1963, que incorporou a drenagem linfáticacomo parte do tratamento medico, iniciando uma série de contribuições ao procedimento (VASCONCELOS, 2004).
Em meados de 1967, foi criada a Sociedade de Drenagem Linfática Manual, a qual a partir de 1976 foi incorporada à Sociedade Alemã de Linfologia. Dentre os principais grupos que utilizam a técnica estão: Földi, Leduc, Casley-Smith, Nieto, Ciucci, Beltramino, Mayall e outros. Devemossalientar que tais grupos acrescentaram suas contribuições individuais, principalmente no tratamento de pacientes portadores de linfedema, porém mantiveram os princípios preconizados por Vodder (VASCONCELOS, 2004).
Dentre as principais contribuições está a de Földi, que preconizou a associação de drenagem linfática, bandagens e cuidados higiênicos. Tal técnica ficou conhecida como terapia físicacomplexa de Földi (VASCONCELOS, 2004).
Em 1999, Godoy & Godoy descreveram uma nova técnica de drenagem linfática, utilizando roletes como mecanismos de drenagem; com esta técnica, passou-se a questionar a utilização dos movimentos circulares preconizados pela técnica convencional e sugeriu-se a utilização dos conceitos de anatomia, fisiologia e hidrodinâmica. Os vasos linfáticos são condutores defluidos (linfa) e, portanto, devem seguir as leias da hidrodinâmica. Para o deslocamento de qualquer tipo de fluido, devemos empregar uma diferença de pressão entre as determinadas regiões que contêm esse fluido – no caso do sistema linfático, os vasos linfáticos. Qualquer tipo de compressão externa que promova um diferencial de pressão entre as extremidades pode deslocar o fluido contido numconduto, o que pode ter como resultado final a redução da pressão no seu interior e, assim, a facilitação da entrada de novo conteúdo por diferente pressão. Diversos materiais, além das mãos podem ser utilizados como instrumentos facilitadores para exercer a pressão externa (VASCONCELOS, 2004).
O sistema linfático é uma porção do sistema circulatório é constituído por uma extensa rede de capilares,vasos, troncos e ductos, além de outras estruturas agregadas como linfonodos, baço e timo. Ele é um sistema de drenagem de baixa pressão, semelhante ao venoso, que possui duas importantes funções: a condução da linfa como parte do sistema circulatório e uma função imunológica (GODOY & GODOY, 1999).
O sistema linfático se estende por todo o organismo em forma de rede, iniciando-se pelos capilares...
tracking img