Os 4ps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 4 Ps do Marketing
Por Daniel Portillo Serrano
09/12/2006
 
O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton),que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing.Atualmente, o Marketing Mix é considerado como  base fundamental para o Marketing tático / operacional.
Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. Product;
2. Price;
3. Promotion;
4. Place.
Atualmente, o composto de Marketing é conhecidointernacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o  seu idioma, os 4 grupos,  em palavras  que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).
Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (lucro),People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas.
Assim,os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

Cada variável engloba uma série de atividades.As mais comuns em cada um dos quatro P’s são: 
Variável | Atividades |
Produto | Diferentes tipos de DesignCaracterísticasDiferenciais com a concorrênciaMarcaEspecificaçõesPolítica de GarantiaEmbalagem  |
Preço | FinanciamentosCondições de PagamentoPrazo médioNúmero de PrestaçõesDescontosCrediário |
Promoção | PropagandaPublicidadeRelações PúblicasTrade MarketingPromoções |Praça(Ponto-deVenda) | LojasCanais de distribuiçãoLogísticaArmazenamentoDistribuição |

 
Introdução

O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo.

Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) epromoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês product, price, place and promotion.

Neste tutorial serão detalhados os conceitos relacionados ao mix de marketing.
 
No final do texto, você tem um link para baixar o tutorial em pdf, caso queira. 
 
****
Sobre a autora

Yumi Mori Tuleski é graduada em Ciências Economicas pela Unicamp, com pós-graduação em Administração de Empresascom ênfase  em Marketing, na Fundação Getulio Vargas (CEAG/FGV). Iniciou sua carreira como trainee na 3M do Brasil, na área de vendas, onde também atuou como executiva de vendas, no mercado de varejo (linha de produtos de cuidados pessoais), atendendo a redes de farmácias e distribuidores de São Paulo (capital e interior). Atualmente, coordena projetos e fornece suporte para a área de negócios,...
tracking img