Especialista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

A História da Didática esta ligada ao aparecimento do Ensino – no transcorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências - como atividades planejadas e intencionais dedicada à Instrução, surge a Didática, ligada ao aparecimento do Ensino, evidenciando que desde os primeiros tempos existem indícios de formas elementares de Instrução eAprendizagem. No período da Antiguidade Clássica, mais precisamente na Grécia e Roma e, também, no Período Medieval, desenvolveram-se formas de ação pedagógica em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. Entretanto, até meados do século XVII não se pode falar de Didática como Teoria de Ensino, que sistematize o pensamento didático e os estudos científicos das formas de ensinar.

O termo,“Didática”, aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de
aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do
Ensino; ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes.Estabelecendo-se uma intenção propriamente pedagógica na atividade de ensino, a Escola se torna uma instituição, o processo de ensino passa a ser sistematizado conformeníveis, tendo em vista a adequação às possibilidades das crianças, às idades e ritmo de assimilação dos estudos.

Na relação Ensino-Aprendizagem, a tarefa principal do professor é garantir a unidade didática através do Processo de Ensino, pois tem-se que Ensino e Aprendizagem são duas facetas de um mesmo processo. O professor planeja dirigir e controlar o Processo de Ensino, tendo em vistaestimular e suscitar a atividade própria dos alunos para a Aprendizagem. A condução do Processo de Ensino requer uma compreensão clara e segura do Processo de Aprendizagem. No qual consiste aprender, quais as condições externas e internas que influenciam. Em sentido geral, qualquer atividade humana praticada no ambiente em que se vive pode levar a uma aprendizagem. Desde o seu nascimento, o ser humanoestá aprendendo, e continua aprendendo por toda sua vida. Pode-se distinguir a Aprendizagem em: casual e organizada.

A Aprendizagem Casual é quase sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas e com o ambiente em que vivem. Ou seja, pela convivência social, pela observação de objetos e acontecimentos, pelo contato com os meios de comunicação, leituras, conversas etc., aspessoas vão acumulando experiências, adquirindo conhecimentos, formando atitudes e convicções.

A Aprendizagem Organizada é aquela que tem por finalidade específica aprender determinados conhecimentos, habilidades, normas de convivência social. Embora isso possa ocorrer em vários lugares, é na escola que são organizadas as condições específicas para a transmissão e assimilação de conhecimentos ehabilidades. Esta organização intencional, planejada e sistemática das finalidades e condições da aprendizagem escolar é tarefa específica do Ensino.

No estudo da Didática, é importante o conhecimento da dinâmica do processo de ensino, visto que este abrange não apenas a assimilação de conhecimentos, mas
inclui outras tarefas. Para assegurar a Assimilação Ativa, o professor deve: antecipar osobjetivos de ensino, explicar a matéria, explorar o potencial dos alunos em relação aos conhecimentos que eles já dominam e estimulá-los no desejo de conhecer a matéria nova. Deve transformar a matéria em desenvolvimentos significativos compreensíveis, sabendo detectar o nível da capacidade cognoscitiva dos alunos, empregando os métodos mais eficazes para ensinar, não um aluno ideal, mas alunosconcretos que ele tem à sua frente. O Ensino, assim, é uma combinação adequada entre o Processo de Ensino, pelo professor, e a Assimilação Ativa como atividade autônoma e independente do aluno. Em outras palavras, o Processo de Ensino é uma atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos tornarem-se sujeitos ativos, na assimilação de conhecimentos.

No...
tracking img