A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O diretor alemão Dennis Gansel, de “Garotas Procuram…”, adaptou o romance “The Wave”, de Todd Strasser, para compor “A Onda”. Em 1981, o mesmo conteúdo foi condensado emaproximadamente quarenta minutos em formato televisivo e contava a história de um professor que influenciou alunos para a criação de um grupo sem medir as consequênciasque o experimento causaria. Porém, como poucos devem saber, este livro foi baseado em um evento real na Califórnia de 1967.

No filme de Dennis Gansel, o ator JürgenVogel incorpora de maneira convincente o professor Rainer Wenger, responsável pelas matérias de educação física e ciências sociais. É lecionando esta segunda matéria em umcolégio para uma turma de adolescentes que é criado o movimento batizado como “A Onda”. Na mente de Rainer, tudo não passava de aulas dinâmicas para os alunoscompreenderem sobre autocracia. Mas a situação foge do controle no instante onde todos passam a se vestiram rigorosamente de branco, fazer pichações do símbolo do movimento emvários pontos da cidade e se reunirem para brigarem com gangues perigosas.

Sempre mantendo em evidência as motivações dos principais integrantes d’A Onda, o filme encenaexcepcionalmente os processos que envolvem a criação de poderes indestrutíveis pela concentração de indivíduos que compartilham as mesmas ideias e que seguem as mesmasnormas estabelecidas. Praticamente emulando as táticas de Hitler para atingir o poder na Alemanha, Rainer se depara, no final do percurso, com uma Assembleia onde açõesarriscadas serão tomadas, concluindo esta experiência cinematográfica, que pode muito bem se converter em material de análise em aulas de história, de maneira arrasadora.
tracking img